Alergia Alimentar em Criança: A Cura pode estar no próprio Intestino!

Atualmente, tem-se percebido certo aumento da alergia alimentar. Elas são especialmente problemáticas para as crianças, podendo atrapalhar seu desenvolvimento físico e mental.

jpg--1-

Soma-se a isso a péssima qualidade alimentar às quais tanto crianças quanto adultos estão sujeitos, com conservantes, preservativos, edulcorantes, resíduos transgênicos, lectina de grãos, pesticidas e glúten… E os problemas só aumentam!

E esse tipo de comida ruim acarreta uma grave consequência: uma flora intestinal com poucas bactérias benéficas para a saúde. Se você ainda não sabe, as bactérias boas são responsáveis por nos protegerem de doenças e interferem em diversas funções do organismo.

food-allergies

Flora intestinal e Alergia alimentar

Agora, o que os pesquisadores parecem ter descoberto é que essa flora intestinal também está relacionada às alergias alimentares, principalmente no caso das crianças.

Cientistas do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, conseguiram identificar algumas dessas bactérias benéficas – especificamente, as que protegem as crianças contra alergias alimentares, além de terem funções nas respostas imunológicas.

Para comprovar a hipótese, eles forneceram a alguns ratos de laboratório uma fórmula repleta de algumas dessas bactérias. Eles concluíram que elas protegeram os animais de alergias alimentares.

E mais: em alguns casos, onde já havia alergia estabelecida, houve uma reversão do quadro, graças ao reforço de tolerância contra os alérgenos.

180907_vod_orig_probiotics_hpMain_16x9_992

Segundo a Dra. Lynn Bry, co-autora do estudo: “Nós identificamos os micróbios que estão associados à proteção e aqueles que estão associados a alergias alimentares em pacientes. Se administrarmos consórcios definidos representando os micróbios protetores como terapêuticos, não só podemos evitar alergias alimentares, mas também podemos reverter isso”.

Que tal começar agora?

O que mais é preciso esperar para começar a proteger os seus filhos e até você mesmo de alergias alimentares? Quando se faz uma alimentação correta, contando com probióticos (alimentos onde se encontram as famosas bactérias boas) e os prebióticos (alimentos que as favorecem), já se está no caminho certo!

Então, em caso de alergias alimentares, pense nisso. Uma flora intestinal saudável vai ajudar nesse e em outros aspectos da saúde. Converse com seu médico sobre isso!

Referências bibliográficas:

  • Microbiota therapy acts via a regulatory T cell MyD88/RORγt pathway to suppress food allergy. Nature Medicine, 2019; DOI: 10.1038/s41591-019-0461-z
  • Brigham and Women’s Hospital. “New therapy targets gut bacteria to prevent and reverse food allergies.” ScienceDaily. Science Daily, 24 June 2019.

Fonte: Dr. Rondó



Compartilhar no Facebook