Alcaparra é a comida mais rica em quercetina que existe – e isso é ótimo para sua saúde!

Bastante comum em preparações com peixes, especialmente salmão, a alcaparra, devido ao seu sabor marcante e intenso, é o tipo de “alimento polêmico”: ou você ama, ou odeia. Um fato sobre a alcaparra, porém, é incontestável. Ela é riquíssima em quercetina e faz muito bem para a saúde!

Pesquisadores da Universidade da Califórnia afirmaram que, não apenas as alcaparras são as fontes naturais mais ricas em quercetina de que temos conhecimento, mas também que este composto pode regular diretamente as proteínas necessárias para importantes processos corporais, como batimentos cardíacos, contração muscular e bom funcionamento da tireoide, do pâncreas e do trato gastrointestinal.

iStock-498615833-615x300

A quercetina, de acordo com os cientistas, é um bioflavonóide derivado de plantas capaz de modular os canais de íons de potássio na família de genes KCNQ. Esses canais têm ação direta na saúde humana e sua disfunção está ligada a várias doenças comuns, incluindo diabetes, arritmia cardíaca e epilepsia.

O estudo, publicado na Communications Biology em julho de 2020, revelou que a quercetina modula os canais do KCNQ, regulando diretamente sua atividade elétrica na célula, sugerindo um mecanismo terapêutico da alcaparra e outros alimentos que são fonte do bioflavonóide, como cebola e maçã, por exemplo.

pickledcaper

Ao examinar extratos de plantas quanto à capacidade de alterar a atividade dos canais KCNQ, os pesquisadores descobriram que apenas 1% de extrato de alcaparras em conserva ativava canais importantes para a atividade normal do cérebro e do coração.

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook