Água Corrente Fria é o Melhor Tratamento para Queimadura!

Uma nova pesquisa publicada esse mês na revista Annals of Emergency Medicine revela que o resfriamento com água corrente é o melhor tratamento inicial para a queimadura de uma criança.

Os pesquisadores descobriram que a água corrente fria pode reduzir as chances de precisar de um enxerto de pele, acelerar a cicatrização e diminuir a chance de uma vítima de queimadura jovem exigir internação no hospital ou procedimento cirúrgico.

images--71-

"Se uma criança é queimada, o primeiro tratamento deve ser de 20 minutos de água corrente fria", disse Bronwyn R. Griffin, PhD, membro honorário sênior do Centro de Pesquisa em Saúde da Criança da Universidade de Queensland (Austrália) e co-autor do estudo. "A água corrente fria é mais eficaz imediatamente após a queima, mas as evidências sugerem que ela permanece benéfica por até 3 horas após uma lesão".

O estudo mostra que crianças que receberam primeiros socorros adequados, com 20 minutos ou mais de resfriamento com água corrente, tiveram as chances de enxerto de pele reduzidas em mais de 40%. O fornecimento de qualquer quantidade de água corrente fria foi associado a uma chance reduzida de admissão hospitalar em 35,8% e à chance de exigir tratamento em uma sala de cirurgia em 42,4%.

images--73-

Entre os pacientes que não necessitaram de enxerto, a velocidade de cicatrização foi mais rápida com a administração de qualquer água fria corrente. Isso é importante porque a cura mais rápida reduz o risco de cicatrizes, observam os autores.

Os resultados do estudo confirmam que as queimaduras resfriadas com água corrente se saíram melhor do que aquelas que não receberam primeiros socorros ou uma alternativa à água fria corrente, como aloe, géis, compressas, pasta de dente, manteiga ou claras de ovos, por exemplo.

O estudo, "Primeiros socorros com água corrente fria diminui os requisitos de enxerto de pele em queimaduras pediátricas", analisou o tratamento de 2.495 crianças em um hospital infantil com idade média de dois anos. Os pacientes da coorte do estudo foram tratados com mais frequência por queimaduras, queimaduras por líquido ou vapor, nos braços ou nas pernas ou perto deles. Esses tipos de queimaduras leves a moderadas geralmente ocorrem em casa.

images--72-

A duração ideal da terapia com água corrente fria permanece em discussão. A Australian Burn Association, a British Burn Association e a European Burns Association recomendam 20 minutos de água corrente fria. A American Burn Association pede 5 ou mais minutos e a Cruz Vermelha Britânica e a St. John Ambulance (Reino Unido) prescrevem 10 minutos ou mais. Este estudo dá mais suporte à recomendação de 20 minutos completos, observam os autores.

"Seja você um pai ou um paramédico, é altamente recomendável administrar 20 minutos de água corrente fria na queimadura de uma criança. Essa é a maneira mais eficaz de diminuir a gravidade dos danos nos tecidos de todas as queimaduras térmicas", disse o Dr. Griffin. Compartilhe essa importante informação!

Fonte: EurekAlert



Compartilhar no Facebook