Agora é Lei! Projeto para Proibir Testes feitos com Animais é Aprovado no Rio de Janeiro

Vitória carioca pelos animais! A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu mais um passo para o fim dos testes feitos com animais no estado. Em votação unânime, foi derrubado o veto do governador ao projeto de lei 2.714/14, dos deputados Paulo Ramos (sem partido) e Gilberto Palmares (PT) e do deputado licenciado Thiago Pampolh. Assim, a proposta de proibir testes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes em animais se torna lei.

agora-e-lei-projeto-para-proibir-testes-feitos-com-animais-e-aprovado-no-rio-de-janeiro-foto-590x406

Na verdade, muitos estudos apontam para a grande ineficácia dos testes em bichos. Relatórios de institutos nacionais de saúde de alguns países apontam que 95% de todas as drogas que se mostram eficazes em animais falham em humanos. Dos 5% restantes, metade se mostra inviável por provocarem efeitos colaterais não identificados em animais. Isso se explica pelo fato de as naturezas de cada espécie ser diferente em vários aspectos.

O veto do governador correspondia politicamente ao interesse de empresas preocupadas apenas em economizar. As alternativas para os maus-tratos aos animas são elaboradas e custosas, mas os investimentos para baratear seu custo têm crescido.

É preciso parar as atrocidades contra os bichos, em respeito à biodiversidade e começar a adotar outras formas de pesquisas mais eficazes e menos prejudiciais. Outros estados, como São Paulo e Pará, já adotaram a medida! Quais serão os próximos agora?

Fonte: The Greenest Post



Compartilhar no Facebook