Adicionar uma mistura de especiarias a uma refeição pode ajudar a diminuir a inflamação!

Adicionar uma variedade de especiarias à sua refeição é uma maneira infalível de torná-la mais saborosa, mas uma nova pesquisa da Penn State sugere que ela também pode aumentar seus benefícios à saúde.

Em um estudo randomizado e controlado de alimentação, os pesquisadores descobriram que, quando os participantes comiam uma refeição rica em gordura e carboidratos com 6 gramas de uma mistura de especiarias, eles tinham marcadores de inflamação mais baixos do que quando comiam com menos ou sem especiarias.

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"Se as especiarias são saborosas para você, elas podem ser uma maneira de tornar mais saudável uma refeição com alto teor de gordura ou carboidratos", disse Connie Rogers, professora associada de ciências nutricionais.

Os pesquisadores usaram uma mistura de manjericão, folha de louro, pimenta preta, canela, coentro, cominho, gengibre, orégano, salsa, pimenta vermelha, alecrim, tomilho e açafrão para o estudo, publicado recentemente no Journal of Nutrition.

Segundo Rogers, pesquisas anteriores vincularam uma variedade de especiarias diferentes, como gengibre e açafrão, a propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a inflamação crônica já havia sido associada a maus resultados de saúde, como câncer, doenças cardiovasculares e sobrepeso e obesidade, que afeta aproximadamente 72% da população dos EUA.

Nos anos mais recentes, os pesquisadores descobriram que a inflamação pode aumentar depois que uma pessoa faz uma refeição rica em gordura ou açúcar. Embora não esteja claro ainda se essas rápidas inflamações agudas podem causar inflamação crônica, Rogers disse que suspeita-se que elas tenham algum fator, especialmente em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

"Em última análise, o padrão ouro seria levar as pessoas a comer de forma mais saudável e perder peso e exercício, mas essas mudanças de comportamento são difíceis e levam tempo", disse Rogers. "Portanto, nesse meio tempo, queríamos explorar se uma combinação de especiarias com as quais as pessoas já estão familiarizadas e que poderiam se encaixar em uma única refeição poderia ter um efeito positivo".

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 12 homens com idades entre 40 e 65 anos, com sobrepeso ou obesidade e pelo menos um fator de risco para doenças cardiovasculares. Rogers disse que a amostra foi escolhida porque as pessoas nessas informações demográficas tendem a ter um risco maior de desenvolver piores resultados para a saúde.

Em ordem aleatória, cada participante comeu três versões de uma refeição rica em gordura saturada e carboidratos em três dias separados: um sem especiarias, um com 2 gramas da mistura de especiarias e outro com 6 gramas da mistura de especiarias. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue antes e depois de cada refeição por hora, durante quatro horas, para medir marcadores inflamatórios.

"Além disso, cultivamos os glóbulos brancos e os estimulamos a fazer com que as células respondam a um estímulo inflamatório, semelhante ao que aconteceria enquanto seu corpo estivesse combatendo uma infecção", disse Rogers. "Achamos que isso é importante porque é representativo do que aconteceria no corpo. As células encontrariam um patógeno e produziriam citocinas inflamatórias".

Depois de analisar os dados, os pesquisadores descobriram que as citocinas inflamatórias foram reduzidas após a refeição que contém 6 gramas de especiarias em comparação com a refeição que contém 2 gramas de especiarias ou sem especiarias.

Rogers disse que 6 gramas se traduz aproximadamente entre uma colher de chá e uma colher de sopa, dependendo de como as especiarias são desidratadas.

Enquanto os pesquisadores não podem ter certeza de quais especiarias ou especiarias estão contribuindo para o efeito, ou o mecanismo preciso em que o efeito é criado, Rogers disse que os resultados sugerem que as especiarias têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a compensar a inflamação causada pela refeição rica em gordura e carboidratos.

Fonte: MedicalXpress



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