Açafrão pode ser um grande aliado do SONO, diz pesquisa!

A vida cada vez mais acelerada que levamos pode resultar em consequências graves à saúde. Pesquisas indicam que cerca de 45% das pessoas possuem algum distúrbio do sono. Remédios, meditação, chá, banho quente… São diversas soluções que tentamos incorporar em nossas vidas para contornar este problema. No entanto, um novo estudo sugere que o açafrão pode nos ajudar a dormir melhor.

A pesquisa foi encabeçada por Adrian Lopresti, da Universidade Murdoch – na Austrália. Ao procurar agentes naturais eficazes para o tratamento da depressão leve a moderada, o pesquisador se deu conta de que o açafrão também podia levar a melhorias no sono dos participantes.

130959

Segundo ele, o estudo foi realizado com voluntários saudáveis, porém com dificuldades para dormir. “Usamos voluntários que não estavam sendo tratados para depressão, eram fisicamente saudáveis, estavam livres de medicamentos por pelo menos 4 semanas – além da pílula contraceptiva – e apresentavam sintomas de falta de sono”, explicou.

Diversos estudos já comprovaram a relação entre depressão e sono ruim. Uma vez que o açafrão costuma ser encontrado em antidepressivos farmacêuticos, o estudo se concentrou neste composto.

Os resultados, publicados no Journal of Clinical Sleep Medicine, indicam que um extrato padronizado de açafrão, 2 vezes ao dia por 28 dias, melhora a qualidade do sono em adultos saudáveis. Isto sem contar que o açafrão não oferece efeitos colaterais e é de fácil acesso.

Enquanto estamos dormindo, acontecem várias ligações importantes no nosso organismo. É durante o sono que o nosso sistema imunológico se fortalece e há a produção e a liberação de hormônios para o nosso corpo.

A má qualidade do sono pode trazer problemas sérios de saúde, além de distúrbios mentais, entre eles a depressão. Preze por uma boa noite de sono!

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook