9 Sintomas de "Leucemia" que costumam ser CONFUNDIDOS com "Anemia"!

A leucemia produz sintomas que são muito fáceis de confundir com anemia. Identificá-los a tempo é importante para o médico determinar o tratamento correto.

A palavra câncer já produz um profundo medo. Associamos a palavra tumor a um conjunto de células malignas que se espalham por todo o nosso corpo e daí já entramos em pânico.

Na doença chamada leucemia, o tumor é fluido e é transportado mais rapidamente pelo corpo. A boa notícia é que uma grande porcentagem de leucemias tem cura.

O que é leucemia?

Leucemia-x-anemia-imagem

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos chamados leucócitos. Quando alguém tem leucemia, a medula óssea produz anormalmente um grande número destes glóbulos brancos, porém defeituosos.

Esses leucócitos se acumulam na medula e inundam o fluxo sanguíneo, porém, por serem defeituosos, não conseguem cumprir adequadamente a função de proteger o organismo contra doenças.

Conforme a leucemia progride, ela interfere na produção de outros tipos de células do sangue, incluindo glóbulos vermelhos e plaquetas. É quando aparecem a anemia, as hemorragias e aumenta o risco de infecções.

As causas da leucemia são desconhecidas na maioria dos casos, mas sabe-se que não é hereditária nem contagiosa. Na maioria das vezes, ocorre em crianças previamente saudáveis, e é por isso que é comum ver mais crianças com esse tipo de câncer do que adultos.

featuredImageId52396-700x467-700x467

Por que se pode confundir Leucemia com Anemia?

Os sintomas da leucemia são fáceis de confundir com outras doenças, especialmente com anemia, uma vez que os glóbulos brancos não estão cumprindo adequadamente sua função protetora.

A anemia não é uma doença em si, mas um sintoma de que o corpo não está produzindo glóbulos vermelhos (hemácias) suficientes. A hemoglobina, além de dar cor vermelha ao sangue, é responsável pelo transporte de oxigênio, portanto, uma pequena quantidade de hemácias resultará em baixa oxigenação do corpo. Em casos graves, pessoas com anemia por muito tempo podem desmaiar ou ter um ataque cardíaco.

É importante não ficar alarmado e ir ao médico caso apareçam alguns sintomas como os seguintes, para determinar as causas:

  • Fraqueza corporal, cansaço, palidez
  • Falta de apetite
  • Febre intermitente (vai e vem sem causa aparente)
  • Tontura
  • Dificuldade para respirar
  • Dor no peito
  • Infecções frequentes que não desaparecem
  • Dor de cabeça frequente
  • Visão turva

Todos esses sintomas são comuns tanto na leucemia quanto na anemia. O diagnóstico precoce é importante para tratar a doença a tempo. Muitas doenças causam sintomas semelhantes, por isso é necessário ter calma e procurar um médico para um diagnóstico correto.

Como a Leucemia é diagnosticada?

Além da observação dos sintomas que o paciente apresenta, a leucemia é estudada através de um hemograma, ou seja, um exame de sangue completo, que muitas vezes permite identificar a célula anormal e fazer o diagnóstico da doença.

Se você sofre de alguns dos sintomas mencionados neste artigo, é essencial que você vá ao médico para fazer um checkup correto e uma avaliação completa. Os adultos mais velhos, crianças e mulheres que planejam ter um bebê devem prestar mais atenção aos sintomas. Se for anemia, é importante detectá-la a tempo, pois, de maneira crônica, essa condição pode afetar outras funções do corpo.

No caso da leucemia, com um bom tratamento a tempo, geralmente é curada. Nos últimos anos, a quimioterapia e outros tratamentos deram bons resultados na maioria dos casos no tratamento de células leucêmicas. Uma visita ao médico irá responder às suas perguntas, e não vai doer nada, certo?

Fonte: família.com.br



Compartilhar no Facebook