9 Causadores de CÂNCER que Você nem imaginava!

Alguns mecanismos que levam ao câncer ainda são considerados um mistério para a ciência, mas há algo que podemos com certeza afirmar… Embora se pensasse que a genética fosse um dos principais fatores para o problema, hoje sabemos que a questão ambiental e o seu comportamento têm grande influência nisso.

aromaterapia-na-preven--o-contra-o-cancer

Estamos o tempo todo cercados por poluentes e outros produtos químicos, até mesmo dentro de casa… Além disso, nossos alimentos não são mais os mesmos. Quando não estamos comendo os processados e industrializados, consumimos produtos com agrotóxicos e valor nutritivo menor que antigamente.

A boa notícia é que não estamos predestinados a enfrentar o câncer. Você pode tomar as rédeas da situação e se prevenir. Sua melhor arma é a informação!

Veja alguns potencializadores do risco de câncer que pouca gente conhece…

Causadores secretos de câncer

1. Embalagens de comida

Você sempre ouviu falar que alimentos ruins, como os fast-foods, são causadores potenciais de câncer. E isso é verdade… Mas pode nunca ter pensado que as embalagens onde eles são entregues são potencialmente perigosas! Elas contêm produtos químicos perfluorados, conhecidos como PFCs e PFASs, que facilmente passam para o seu lanche. Portanto, tente ao máximo privilegiar uma alimentação o mais natural possível.

2. Filtro solar

capa-protetor-solar-selector

Alguns filtros solares, que você imagina estarem lhe protegendo contra o melanoma, podem ser arriscados. Substâncias como ácido amino-benzóico, octil saliciclato, cinoxato, dioxibenzona, fenilbenzimidazol, homosalato, antilanilato de mentil, octocrileno, metoxicinamato, parabenos e oxibenzona, presentes nos filtros, devem ser evitadas. Fique de olho nos rótulos!

3. Tomar pouco sol

Um item que está totalmente relacionado ao anterior… Fomos doutrinados a ficar longe do sol. Mas a verdade é que precisamos dele para a produção de vitamina D. Pesquisas confirmam que bons níveis de vitamina D são importantes para a prevenção de vários tipos de câncer, como o colorretal ou de mama. Lembre-se que o sol é sua melhor opção para conseguir os níveis adequados. É natural, saudável e totalmente disponível, principalmente em um país tropical como o Brasil. Aproveite!

4. Comida tostada demais

torrada

Você gosta de carne bem passada? De torrada bem escura? Olha, essa não é uma boa ideia. Comida tostada demais ou queimada, especialmente no caso de alimentos que contêm amido, como batatas e pães, geram acrilamida, um potencial cancerígeno. As pesquisas em animais mostram que a substância pode danificar o DNA e levar ao câncer.

5. Dormir mal

Segundo uma pesquisa do MIT, nos Estados Unidos, dois genes encarregados de controlar o ritmo circadiano das células, que regula o nosso sono, também funcionam como supressores de tumores. No estudo, animais que tinham o ciclo alterado devido à exposição inadequada à luz do dia tinham maior crescimento tumoral.

6. Serragem

Segundo um estudo, pessoas que trabalham em construções ou fabricações de móveis tem maior risco de câncer nasal. Isso fez a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificar o pó de madeira como carcinogênico. Se você trabalha com esse tipo de material, procure sempre usar máscaras adequadas para se prevenir e cuide dos sistemas de ventilação, evitando ambientes muito fechados.

7. Ficar parado

O sedentarismo está sempre ligado ao ganho de peso e problemas cardiovasculares. Mas, além disso, pesquisas indicam que um estilo de vida sedentário aumenta os riscos de câncer de cólon, endometrial e de pulmão. E mais: o risco é maior a cada 2 horas a mais que você passa sentado. Portanto, movimente-se e evite ficar longas horas sentado. Vai ser bom para sua saúde e para sua silhueta!

8. Cheiros agradáveis

ambientador-poluente-quimico

Você gosta daquele “cheirinho de limpeza”? Pois saiba que certos compostos orgânicos voláteis, como os que conferem o cheiro a velas perfumadas e produtos de limpeza, podem aumentar o seu risco de câncer. Isso ocorre pela formação de formaldeído, o resultado de reações químicas referentes aos químicos dos produtos. Essa substância está associada a cânceres como leucemia mieloide e câncer nasofaríngeo. Nesse caso, a dica é priorizar produtos naturais para sua casa.

9. O local onde você mora

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou a qualidade geral do local onde as pessoas viviam, relacionando os dados com o risco de câncer. Foram observados fatores como poluição do ar, proximidade a rodovias e outras condições gerais de moradia. O estudo comprovou que a incidência da doença era maior nos piores ambientes, em especial para os cânceres de próstata e mama.

Realmente, são muitos fatores… Alguns, bem desconhecidos da maioria das pessoas. É óbvio que nem sempre conseguimos nos prevenir de todos eles, mas ao saber quais são, você já pode fazer o máximo para se proteger. Fique sempre alerta. Este é um caminho importante para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

American Cancer Society. June 30, 2014
Breast Cancer Prevention Partners. 2019
Cancer.Net Editorial Board. September 18, 2019
Carcinogenic Risks to Humans. October 10, 2018
Environ. Sci. Technol. February 1, 2017
Environmental Health News. Oct 11, 2019
Int J Cancer. 2015;136:2912-2922.
Journal of the National Cancer Institute, July 2014. Vol 106, Issue 7
Mercola. May 28, 2014
MIT News. October 14, 2019
National Cancer Institute. April 27, 2018
University of Illinois at Chicago. 8-May-2017 10:05

Fonte: Dr. Rondó



Compartilhar no Facebook