6 Incríveis Benefícios do "Óleo de Abacate" para Todo o Corpo!

Certamente você já ouviu falar dos muitos benefícios do abacate, um dos melhores alimentos do planeta. Ele contém gorduras naturas boas e pouco açúcar, aumentando a saciedade, a nutrição e fornecendo mais energia. Agora, é hora de conhecer um pouco mais sobre o óleo do abacate, uma opção igualmente incrível para a sua saúde!

Ele é extraído da polpa da fruta, transformando-se em um óleo comestível rico em ácidos graxos, ácido oleico e outras gorduras saudáveis!

AVOCADO-OIL

Benefícios do óleo de abacate

1. Melhora os níveis de colesterol e a saúde do coração

Quando se fala em gordura, a primeira coisa que nos vem à mente é que elas fazem mal ao coração e aumentam o colesterol. Mas tudo depende de qual gordura estamos falando!

Ao contrário do que se disse nas últimas décadas, gorduras naturais, como banha de porco, óleo de coco, manteiga e óleo de abacate são boas para sua saúde. É o que as pesquisas mais recentes vêm demonstrando dia após dia. No caso do óleo de abacate, seus benefícios estão concentrados no ácido oleico, uma gordura monoinsaturada.

Ele também é conhecido como um “ômega-9” que aumenta os seus níveis de HDL, o chamado “bom” colesterol, enquanto reduz o LDL, o grande causador de problemas. As consequências disso são as melhores possíveis: a redução do risco de entupimento das artérias e doenças cardíacas.

2. Reduz a pressão arterial

Consumidos com moderação, essas mesmas gorduras monoinsaturadas ajudam na manutenção de uma boa pressão arterial. Os estudos mostram que quando elas substituem o carboidrato em uma dieta, são extremamente benéficas na redução de pressão.

3. Melhora a sua pele

Pesquisas apontam que o óleo de abacate ajuda a combater condições com a psoríase, onde há acúmulo de células de pele mortas. No uso tópico, confirmou-se que uma mistura de óleo de abacate com vitamina B12 apresentava bons resultados para esses pacientes.

Além disso, como parte de uma dieta, o óleo de abacate pode também é ótimo para essas pessoas – especialmente quando substitui os carboidratos.

4. É bom para cozinhar

Você ainda usa aqueles óleos vegetais de soja, milho, canola etc.? Então, tome cuidado. Na maioria das vezes eles são produzidos a partir de grãos geneticamente modificados. Na verdade, mesmo os grãos naturais (algo cada vez mais difícil de encontrar) são ruins para a saúde. Esses óleos poli-insaturados são altamente pró-inflamatórios, gerando no seu corpo a inflamação silenciosa – a grande causadora das doenças modernas.

Substitua-os por opções como o óleo de abacate. Com seu ponto de fumaça mais alto, ele pode ser utilizado para cozinhar sem perder os benefícios, ao contrário do que acontece com outros óleos saudáveis, como o azeite de oliva.

5. Ajuda na absorção dos nutrientes

Como você deve saber, muitos nutrientes precisam de gordura para serem absorvidos pelo nosso organismo. É o caso de algumas vitaminas imprescindíveis para uma boa saúde.

Segundo estudos, o óleo de abacate é especialmente útil na absorção de carotenoides, como alfa e betacaroteno e luteína, nutrientes importantes para saúde dos olhos e prevenção de doenças, como certos tipos de câncer.

6. Atenua dores articulares

Muitas pessoas sofrem com dores nas articulações, causadas por condições como a artrite. Ao contrário dos óleos vegetais convencionais, o óleo de abacate tem efeitos anti-inflamatórios.

Assim, ele reduz os impactos causados por inflamações nas articulações. Se você encara diariamente esse tipo de dor, é hora de mudar sua dieta e dar uma chance a alimentos como esse.

avocado-oil-weight-loss

Pronto para mudar? Procure um óleo de abacate de boa qualidade e aproveite. Você pode usá-lo tanto em pratos quentes quanto nas suas saladas. Fica uma delícia. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

Kris-Etherton, Penny M. “Monounsaturated fatty acids and risk of cardiovascular disease.” Circulation 100.11 (1999): 1253-1258.
Appel LJ, Sacks FM, Carey VJ, et al. Effects of protein, monounsaturated fat, and carbohydrate intake on blood pressure and serum lipids: results of the OmniHeart randomized trial. JAMA. 2005;294(19):2455-2464. doi:10.1001/jama.294.19.2455
Stücker M, Memmel U, Hoffmann M, Hartung J, Altmeyer P. Vitamin B(12) cream containing avocado oil in the therapy of plaque psoriasis. Dermatology. 2001;203(2):141-147. doi:10.1159/000051729
Johnson EJ. The role of carotenoids in human health. Nutr Clin Care. 2002;5(2):56-65. doi:10.1046/j.1523-5408.2002.00004.x
Angermann P. Avokado/sojaunsaponifiables til behandling af knae- og hofteledsartrose [Avocado/soybean unsaponifiables in the treatment of knee and hip osteoarthritis]. Ugeskr Laeger. 2005;167(33):3023-3025.
Pesquisa Confirma: Abacate Reduz sua Fome com Poucas Calorias! – www.DrRondo.com
Conheça os perigos por trás dos óleos vegetais – www.DrRondo.com

Fonte: Dr. Rondó



Compartilhar no Facebook