6 Dicas para deixar o seu Café mais saudável (de acordo com a ciência)!

Mais do que nunca, o brasileiro está cada vez mais adepto de um bom cafezinho. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida cresceu 5% entre 2017 a 2018. Não é à toa que o país é o segundo maior consumidor de café no mundo.

Se consumido em excesso ou saturado de açúcar e outros aditivos, porém, os benefícios da bebida vão por água abaixo. Confira algumas dicas cientificamente comprovadas para deixar o seu café mais saudável!

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1. Prefira cafés orgânicos

Os cafés orgânicos são cultivados sem o uso de produtos químicos, como agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde. Essa forma de produção também é mais sustentável, uma vez que não degrada o solo e utiliza práticas ecológicas de cultivo. Se você quer investir em um consumo mais saudável e que preserve o meio-ambiente, é uma boa ideia dispensar os grãos de café produzidos com pesticidas e optar pelos orgânicos.

2. Substitua o açúcar por canela

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O consumo de bebidas açucaradas aumenta o risco de morte, segundo um estudo da Associação Americana do Coração, além de estar associado a diabetes, obesidade e outras doenças crônicas. Deixar o açúcar de lado ajuda a saúde e ainda contribui para um paladar mais apurado. Opte por especiarias como a canela, que mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis e ainda reduz os riscos de doenças cardíacas. Outras opções saudáveis para substituir o açúcar são gengibre, noz-moscada e cravo-da-índia.

3. Evite beber o cafezinho de estômago vazio

Essa dica é importante principalmente para pessoas que sofrem de refluxo, síndrome do intestino irritável e outras condições gástricas. Quando chega no estômago, o café aumenta a produção de ácido clorídrico e pode provocar desconforto em organismos mais sensíveis, como a queimação da azia. Se você sente incômodo, melhor garantir uma refeição balanceada junto à sua xícara de café.

4. Troque pelo descafeinado

Além de ser bom para pessoas com problemas gástricos, o descafeinado diminui as chances de um sono desregulado e de causar irritabilidade. Mas atenção: o descafeinado não é livre de cafeína, ele só apresenta uma quantidade bem menor que no café tradicional.

5. Adicione leite de amêndoas

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O leite garante nutrientes essenciais ao corpo e ainda adiciona um sabor a mais ao café. Para um café saudável, o leite de amêndoas é a melhor opção, pois tem menos calorias que o leite de vaca, fornece gordura monoinsaturada, que é boa para o coração, e ainda ajuda a proteger o estômago.

6. Reveze com um copo de água

O café não pode virar um substituto da água, então procure beber um copo de água antes de tomar uma xícara de café. Limite o consumo de café até quatro xícaras por dia e capriche na sua hidratatação (que deve ser, no mínimo, de dois litros de água todos os dias).

Compartilhe essas dicas com os seus amigos que nunca dispensam um cafezinho!

Fonte: Revista Galileu



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