4 Exercícios para prevenir a Escoliose!

Existem exercícios para prevenir a escoliose que podem ser combinados com aparelhos ortopédicos ou cirurgia. Neste artigo, vamos sugerir alguns dos exercícios para a prevenção. Se forem bem realizados, você poderá realinhar sua coluna vertebral, a caixa torácica, os ombros e a pelve e, assim, conseguir uma postura normal. No entanto, você terá que conversar com o seu médico antes, caso os sintomas sejam muito graves.

Escoliose.001-488x557

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral que costuma acontecer durante o período de crescimento anterior à puberdade, principalmente quando o crescimento é mais rápido.

Pode afetar qualquer parte da coluna vertebral, mas as regiões mais comuns encontram-se no nível do tórax e na parte inferior das costas.

Esse problema costuma aparecer nas crianças. Na maioria dos casos, o tratamento não é necessário, já que a curva é corrigida com o crescimento. No entanto, em função do grau de curvatura da coluna e da idade na qual ela surgir, algumas vezes podem ser recomendados uma combinação de aparelhos ortopédicos e fisioterapia.

menino-com-escoliose

Um número muito pequeno de pacientes com escoliose precisa de cirurgia. Isso só acontece nos casos mais graves. As complicações da escoliose incluem dor crônica, deficiências respiratórias e diminuição da capacidade de exercício.

Alguns estudos consideram que os exercícios específicos não devem ser considerados como uma alternativa ao aparelho ortopédico ou à cirurgia. Pelo contrário, os exercícios devem ser compreendidos como uma intervenção terapêutica, que pode ser realizada por conta própria ou em combinação com outro tipo de intervenção.

Benefícios da prática de exercícios para a prevenção

Já que os exercícios não servem como alternativa para a cirurgia, para que realizar estes exercícios de prevenção? Como o próprio nome indica, a primeira função é a de evitar complicações futuras. Assim, os seguintes benefícios podem ser alcançados:

  • Redução da necessidade de cirurgia ou órtese invasiva;
  • Estabilização e redução da curvatura existente;
  • Atraso da progressão da escoliose;
  • Melhora da coordenação cerebral e muscular;
  • Diminuição da curvatura espinhal.

4 exercícios para prevenir a escoliose

Aqui estão 4 dos melhores exercícios para prevenir a escoliose. Se forem realizados com frequência, você verá uma redução dos sintomas.

1. Prancha

Há várias formas de realizar este exercício, mas todas elas vão ajudar a fortalecer o abdômen. Porém, o recomendado para principiantes é a versão que requer a sustentação do peso sobre os antebraços e os dedos dos pés.

Abdominal-prancha-no-solo

O procedimento é o seguinte: deitado com a barriga para baixo, você deve suspender todo o seu corpo com os antebraços e os dedos dos pés. Levante o estômago e as pernas para que eles não toquem o chão. Em seguida, contraia o abdômen e mantenha essa posição durante 1 minuto enquanto você respira de forma profunda. Depois, faça uma pausa de um minuto. Repita o procedimento 3 vezes.

Lembre-se de que o seu corpo deve estar totalmente reto e paralelo ao chão. Você não deve dobrar os joelhos, e tome cuidado para não forçar as costas.

2. Pássaro/Cão

Trata-se de um dos melhores exercícios para prevenir a escoliose. Para realizá-lo, você vai precisar de uma bola de ioga para apoiar sua barriga. Deitado sobre a bola, você deve suspender o seu corpo com os dedos dos pés.

Então, você precisa levantar a perna esquerda e a mão direita para cima. Mantenha a posição por 3 segundos e abaixe. Depois, levante a perna direita e a mão esquerda para cima. Outra vez, mantenha essa posição por 3 segundos e volte à posição inicial. Você deve fazer 10 repetições de cada lado.

Lembre-se de estabilizar seu corpo com a bola de equilíbrio para que você não caia ou sofra nenhuma lesão. Isso vai ajudar a fortalecer tanto as costas quanto os músculos estabilizadores do tronco.

3. Levantamento de Tríceps

O levantamento de tríceps vai ajudar a trabalhar os músculos que proporcionam suporte para o tronco. Os pesos livres são os mais adequados para a realização desse exercício, mas se você ainda tiver os braços muito fracos, também pode utilizar uma máquina.

Sente-se em uma bola de ioga com as pernas separadas alinhadas aos ombros. Pegue um peso com a mão direita e levante-o acima de sua cabeça. Em seguida, suspenda a mão direita com a sua mão esquerda. Agora, dobre o cotovelo direito e pressione o antebraço direito para baixo, para trás das costas. Então, levante o antebraço direito para cima e expire enquanto você o abaixa para a posição de repouso. Repita o exercício 10 vezes e, então, realize-o com a outra mão.

Manter uma respiração adequada é extremamente importante. Lembre-se de inspirar quando realizar cada flexão de cotovelo e expirar quando abaixar a mão.

4. Posição da Árvore

Essa posição de ioga é perfeita para prevenir e tratar a escoliose. Para iniciar esse exercício, você deve ficar de pé com os pés separados alinhados aos ombros. Apoie seu corpo sobre o pé direito e flexione o joelho esquerdo. Segure o joelho esquerdo com ambas as mãos.

Em seguida, coloque seu pé esquerdo sobre a parte interna da coxa direita. Una as palmas de suas mãos e levante-as acima de seu cabeça, mantendo o equilíbrio sobre a perna direita. Mantenha essa postura entre 30 segundos a 1 minuto. Você deve repetir esse exercício 5 vezes.

Os exercícios que descrevemos aqui vão ajudar a prevenir os sintomas mais graves da escoliose. No entanto, caso a sua dor nas costas piore, é recomendável que você vá ao médico. Ele vai lhe dizer qual é o melhor caminho para tratar a doença!

Fonte: A Mente é Maravilhosa



Compartilhar no Facebook