3 Tipos de Sensibilidade à Cafeína – qual é o seu?

Já reparou como você perde o sono se tomar um café depois do jantar enquanto seus amigos dormem como bebês depois de tomar dois ou três? A ciência pode ter a resposta.

Um médico descobriu que a reação à cafeína provavelmente é determinada por dois fatores genéticos: se o fígado é capaz de metabolizar a cafeína rapidamente ou se demora mais no processo, e se a pessoa tem uma variação genética que torna o sistema nervoso central mais sensível à substância.

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O médico J. Langer diz que os tomadores de café se encaixam em 3 grupos: alta, normal e baixa sensibilidade à cafeína.

"É normal que as pessoas perguntem ao médico porque não conseguem dormir depois de uma xícara de café, enquanto o parceiro não perde o sono mesmo tomando cinco", disse Langer. "A resposta é que todos reagimos de modo diferente à cafeína, assim como temos cabelos e olhos de cores diferentes."

1. Sensibilidade alta

Se você acha que uma pequena quantidade de cafeína te dá aquele empurrãozinho e apenas 1 xícara de café tira o sono, é provável que você tenha alta sensibilidade à cafeína.

Isso está relacionado com o metabolismo lento no fígado e as "fortes conexões" no sistema nervoso central – basicamente o efeito no sistema nervoso é mais acentuado.

2. Sensibilidade normal

As pessoas que se enquadram nesta categoria em geral podem tomar de 2 a 5 xícaras de café por dia sem efeitos adversos no sono.

Acredita-se que a sensibilidade regular seja causada por um equilíbrio entre a inativação da cafeína no fígado e as conexões no sistema nervoso central.

Para este grupo, não se recomenda tomar café à noite.

3. Sensibilidade baixa

Se você consegue tomar café à noite sem prejuízo para o sono, é provável que esteja nesta categoria. Pessoas com baixa sensibilidade à cafeína provavelmente não sentem os efeitos desejados da substância, como a sensação de estar mais desperto e alerta.

Ela ocorre porque o corpo processa a cafeína rapidamente. Neste grupo, pode-se ingerir café em maiores quantidades, mas a recomendação geral é respeitar o limite de 5 xícaras por dia.

E você? Em qual grupo se enquadra?

Fonte: Huffpost Brasil



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