3 Benefícios da "Vitamina K" com respaldo científico, e como obter o suficiente dela!

A vitamina K oferece uma ampla variedade de benefícios à saúde, desde a manutenção da força óssea até a possível prevenção de doenças cardíacas. É especialmente importante para a cicatrização de feridas, pois a vitamina K ajuda o sangue a coagular.

Aqui estão 3 benefícios para a saúde da vitamina K e como você pode garantir que está recebendo o suficiente em sua dieta:

1. A vitamina K ajuda a curar feridas

A vitamina K é essencial para a coagulação do sangue. Nem todos os coágulos sanguíneos são ruins. Por exemplo, sempre que você arranha, corta ou machuca, certas proteínas do sangue, que dependem da vitamina K para funcionar adequadamente, fazem com que o sangue coagule ou coagule para parar o sangramento.

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A vitamina K ajuda a transformar o sangue de um líquido em uma consistência pegajosa semelhante a um gel, que então endurece e se transforma em uma crosta. Sem a coagulação do sangue, qualquer lesão faria com que você sangrasse até a morte.

Pessoas com problemas sanguíneos como hemofilia, bem como pessoas que tomam anticoagulantes, podem ter dificuldade de coagulação do sangue. É importante manter uma ingestão adequada e estável de vitamina K, de preferência por meio da dieta em vez de um suplemento.

“Quando você toma um anticoagulante, basicamente está trabalhando contra a vitamina K”, diz Amanda Izquierdo, uma nutricionista e nutricionista licenciada em Chicago. "Isso não significa que você precise tomar um suplemento de vitamina K." Se você toma um anticoagulante como a varfarina (Coumadin), deve falar com seu médico antes de tomar um suplemento para não anular os efeitos da medicação.

2. A vitamina K desempenha um papel na saúde óssea

Assim como todos os órgãos e tecidos do nosso corpo, as células ósseas estão constantemente morrendo e sendo substituídas. A vitamina K desempenha um papel crucial neste processo de renovação celular, promovendo o ciclo de crescimento e substituição celular que mantém a força dos seus ossos e os mantém resistentes à quebra.

Por outro lado, a deficiência de vitamina K tem sido associada à osteoporose e a um maior risco de fraturas.

Um estudo de 2009 publicado na PLoS Medicine com 440 participantes do sexo feminino na pós-menopausa com osteopenia descobriu que a vitamina K reduziu o risco de fraturas ósseas. Metade dos participantes tomou 5 miligramas de vitamina K por dia durante quatro anos, enquanto a outra metade tomou um placebo.

O estudo descobriu que aqueles que tomaram vitamina K não viram uma melhora na densidade da massa óssea relacionada à idade - como a perda óssea é inevitável após a menopausa - mas tiveram menos fraturas ósseas em comparação com o placebo.

3. A vitamina K pode prevenir doenças cardíacas

O risco de doenças cardíacas também pode estar relacionado à quantidade de vitamina K em sua dieta.

Um estudo publicado em 2009 no American Journal of Clinical Nutrition com 388 participantes com idades entre 60 e 80 anos descobriu que a vitamina K retardou a progressão da calcificação da artéria coronária (CAC). CAC é quando o acúmulo de cálcio nas artérias endurece e restringe o fluxo sanguíneo. É um dos principais preditores de doenças cardíacas.

Os participantes com níveis pré-existentes significativos de CAC que tomaram 500 microgramas de vitamina K, além de um multivitamínico a cada dia por três anos, viram uma progressão 6% mais lenta do CAC do que aqueles que simplesmente tomaram um multivitamínico.

Quanta vitamina K eu preciso?

As quantidades diárias recomendadas de vitamina K variam de acordo com sua idade e outros fatores demográficos, diz Izquierdo.

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Fontes de vitamina K

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A vitamina K está disponível em muitos dos alimentos que comemos. Esses incluem: espinafre, brócolis, couve, alface, repolho e couve-flor.

Suplementos de vitamina K

Se você está preocupado com seus níveis de vitamina K, peça ao seu médico para fazer um exame de sangue. Se você não tem deficiência de vitamina K, provavelmente não precisa tomar um suplemento.

A deficiência de vitamina K em adultos é rara. Mas, pode ocorrer em pessoas com:

  • doença hepática
  • Cirrose (cicatriz hepática)
  • Doença de Crohn, doença celíaca ou pessoas que fizeram cirurgia bariátrica

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A melhor maneira de ter certeza de que está recebendo vitamina K suficiente é incorporar vegetais de folhas verdes em sua dieta. Se você está pensando em tomar um suplemento oral de vitamina K, deve falar com seu médico, especialmente se estiver tomando anticoagulantes.

Fonte: Insider



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