3 Alimentos que Você NUNCA deve Lavar antes de Cozinhar e 3 que Você SEMPRE deve Lavar (a maioria das pessoas faz o contrário)!

Muitas vezes, por hábito ou porque acreditamos que estamos fazendo o certo, cometemos erros ao manusear os alimentos, deixando o caminho livre para as bactérias contaminarem e nos deixar doentes. Descubra como lidar com esses alimentos da maneira mais segura para a sua saúde e de sua família.

De acordo com a Academia de Nutrição e Diabetes, embora lavar tudo o que vamos consumir pareça ser a regra geral para nos livrarmos de bactérias indesejáveis, há alimentos que devem ficar o mais longe possível da torneira.

NUNCA LAVE:

1. Frango

anh670911513310168_yltf

A maioria das pessoas pensa que deve lavar o frango antes de cozinhá-lo para livrar-se das bactérias que possam estar presentes, no entanto, está é uma prática totalmente incorreta.

Quando você coloca o frango embaixo da torneira ou na água, essa água se contamina com as bactérias que habitam este tipo de carne. Estas bactérias, que são totalmente invisíveis ao olho humano, agora estão fora de controle, no balcão, sobre a mesa, em qualquer lugar em que essa água tenha espirrado e em todas as superfícies que tenham entrado em contato.

Uma das bactérias mais comuns do frango é a salmonela e é responsável por deixar principalmente crianças doentes. De acordo com a WebMD, este tipo de contaminação pode apresentar sintomas que incluem diarreia, febre, e dores abdominais. Esta doença se manifesta entre 12 e 72 horas depois da infecção ter ocorrido (ou seja, depois que a pessoa foi exposta à bactéria), e a doença dura entre 4 e 7 dias.

826cf9e06b83451ceba1d208d9b1fd5c

As bactérias que vivem no frango podem ser destruídas ao cozinhar o frango em uma temperatura de 75 graus Celsius. De acordo com estudos publicados, 47% das pessoas que lavam o frango acabam sendo afetadas com esta infecção.

2. Ovos

Quando os ovos são processados antes de serem colocados à venda, são cobertos com uma camada protetora (não prejudicial à nossa saúde) que isola as bactérias e evita que elas contaminem outros alimentos.

Você nunca deve lavar os ovos depois de os ter comprado e antes de cozinhá-los, já que você irá remover essa camada protetora.

3. Peixe

Assim como o frango, o fato de lavar o peixe cru, não irá eliminar as bactérias, mas irá criar um ambiente propício para que elas se espalhem por todo lado.

SEMPRE LAVE:

1. Latas com alimentos antes de abri-las

Você nunca deve abrir uma lata com alimentos antes de lavar essa lata, especialmente a tampa para evitar que qualquer bactéria que se encontre ali presente entre em contato com o alimento que você está prestes a comer.

Também é importante enxaguar (no caso de legumes, por exemplo) o que está dentro da lata para eliminar os conservantes que foram colocados.

2. Frutas e vegetais com cascas comestíveis

featured-article-img2-780x480

Sempre e sem exceção você deve lavar todas as frutas e vegetais com cascas comestíveis. Você deve fazer isso quando estiver prestes a comer o alimento e com água fria. Algumas pessoas também usam sabão para lavar, mas isso não é bom já que a superfície porosa da fruta ou vegetal irá absorver parte do sabão, e isso não é saudável.

Se você quiser reduzir ainda mais as bactérias que possam ter ficado, use um papel toalha para secar o alimento antes de consumi-lo. É importante que você saiba que por mais que estes alimentos digam que são orgânicos, não significa que você não deve lavá-los, e os sprays de água com os quais os mercados os mantém frescos por mais tempo, não significa que eles já estejam lavados.

3. Frutas e verduras com cascas NÃO comestíveis

As batatas, as bananas, as laranjas, etc., têm cascas não comestíveis (vale mencionar que a casca da batata pode ser comida), no entanto, é necessário lavar esses alimentos porque estão cobertos de terra e bactérias que podem ser transferidas para o interior da fruta ou vegetal enquanto você o manipula.

Fonte: familia.com.br



Compartilhar no Facebook