2 Tipos de Teste contra o Covid-19 disponíveis no Brasil!

Com o crescimento exponencial da pandemia de coronavírus no Brasil, aumenta também a busca por testes que possam dar um diagnóstico preciso e orientar decisões posteriores de médicos e pacientes com relação ao tratamento e isolamento.

Atualmente, somente casos com sintomas graves – febre alta e dificuldade de respirar – e de internação são testados para a Covid-19, segundo orientação do Ministério da Saúde.

_111548265_testes3

São prioritários para o teste os profissionais mais expostos à transmissão como médicos, enfermeiros, agentes de segurança pública – policiais e bombeiros – e indivíduos que dividam residência com pessoas desses grupos, caso estejam sintomáticas.

Tipos de testes disponíveis

O Ministério da Saúde trabalha atualmente com 2 tipos de exames. Os testes moleculares, ou PCR (Polymerase Chain Reaction), que amplificam as sequências de RNA do vírus, possibilitando assim sua identificação e os testes rápidos sorológicos, que identificam a presença de anticorpos no sangue.

Testes Moleculares (PCR)

Os testes moleculares são os mais confiáveis, segundo especialistas, porém, os resultados são mais demorados e podem levar mais de 48 horas para ficarem prontos, em virtude da necessidade de estrutura física especializada e de equipe técnica qualificada.

3228c7b39da5438cb14591e4d5a45957_18

É coletada uma amostra de secreção do nariz e da garganta do paciente que, em seguida, é encaminhada para o laboratório onde será realizada a busca pelo material genético do vírus.

Sua utilização é recomendada para o período inicial da contaminação, entre o primeiro e o oitavo dia do aparecimento dos sintomas.

Testes Rápidos Sorológicos

Já os testes rápidos sorológicos atuam na identificação de anticorpos IgM e IgG e estão tendo sua utilização ampliada no Brasil.

IMAGEM_NOTICIA_1--1-

Os kits utilizam amostras de sangue do paciente e o resultado sai em até 20 minutos. A grande limitação desses exames é que, dependendo da fase da infecção causada pela Covid-19, os resultados podem apresentar um falso negativo.

O ideal é que sejam realizados 8 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, quando o corpo já começou a desenvolver anticorpos, e a orientação é de que eles não sejam usados como única fonte para um diagnóstico preciso.

Testes na rede privada

A rede privada de laboratórios tem atuado de forma semelhante à pública. Os testes para a Covid-19 só são aplicados em pacientes que tenham recebido encaminhamento de um médico. Os valores dos exames variam muito de acordo com o tipo e podem passar de R$ 300. Muitos laboratórios oferecem a coleta em domicílio e o resultado é disponibilizado pela internet.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar orienta que o beneficiário não se dirija aos hospitais ou outras unidades de saúde sem antes consultar sua operadora de plano de saúde, para informações sobre o local mais adequado para a realização de exame ou para esclarecimento de dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença.

O órgão esclarece também que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com a Covid-19 já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, de acordo com a segmentação de seus planos (ambulatorial ou hospitalar).

Fonte: Sempre Família



Compartilhar no Facebook