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Você Usa Óleo de Canola? Então, Leia este Artigo com Bastante Atenção!

Já não é de hoje que o óleo de canola vem sendo promovido como sendo o óleo ideal para cozimentos e saladas.

Por muito tempo ele vem sendo considerado a mais saudável entre todas as opções. Acontece que isso é mentira. A verdade é que o óleo de canola é altamente processado e, por isso, traz muitos perigos para a saúde.

Esse desconhecimento é resultado da manipulação feita pela mídia, que nos fez acreditar que o óleo de canola é um milagre.

O óleo de canola é considerado o mais saudável dos óleos para cozinhar por conter pouca gordura saturada (7%), riquíssimo teor de ácido graxo monoinsaturado (61% ácido oleico) e poli-insaturado e ainda bastante ômega 3.

Ele é produzido a partir de sementes, tendo sido laboratorialmente extraído de colzaum componente indesejável por conter muito ácido erúcico (indutor de fibrose em musculatura cardíaca) e glucosinolases, que compromete o seu sabor.

Isso parece ser maravilhoso, mas na prática não é. Sua composição é altamente oxidável, gerando muita gordura trans, o que é até proibido em alguns países por causar oxidação do colesterol e explosão de radicais livres, situações estas conhecidas por serem indutoras de doença cardiovascular e de câncer. Além de todo trabalho de desodorização e refino do mesmo, sua matéria-prima é praticamente toda transgênica.

Portanto, o óleo de canola não é um óleo seguro, conforme é classificado. Estudos feitos em animais não confirmam essa tal segurança e, muito pelo contrário, apontam uma forte deficiência de vitamina E.

Por ser altamente oxidativo, ele aumenta a viscosidade sanguínea, estando correlacionado com o aumento da pressão arterial e o maior risco de derrame. Ainda não existem estudos, de longa duração, feitos com humanos, neste sentido.

Apesar de tanto se falar que o óleo de canola contém bastante ômega 3, esse ácido graxo poli-insaturado se oxida facilmente com o calor e promove um desequilíbrio na relação ômega 3 e ômega 6.

Se você quer realmente um óleo que possa ser usado diariamente no preparo dos alimentos sem risco algum, esse produto é o óleo de coco, pois ele é resistente ao calor, diferente do de canola e de outros vegetais.

Recomendo também o óleo de oliva, mas não para cozinhar, pois ele é muito sensível à oxidação; mas, para o uso em saladas ele é uma excelente pedida!

Referências Bibliográficas:
- The Weston A. Price Foundation, July 28, 2002 - Natural News.com, Jan 23, 2012 - Authority Nutrition, March 9, 2014

Fonte: Dr. Rondó



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