Perca Peso Agora

Você tem Chulé? Fique Livre Disso para Sempre!

Quem tem, morre de vergonha. E quem é obrigado a senti-lo, chega a passar mal com o cheiro ruim. O nome do problema é até engraçado, mas conviver com ele não tem nada de divertido: o chulé tira o ânimo e abala a autoestima de qualquer pessoa. Viajar e dividir o quarto com os amigos é complicado, usar o vestiário da academia causa vexame e mesmo experimentar um calçado novo antes de comprar é desagradável. Mas não é só suor excessivo que causa o mau cheiro nos pés, o veredito é consenso entre os dermatologistas.

Qual é a causa do chulé?

O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.

Existe algum tipo de suor que é mais propício ao problema?

Na realidade, o odor resulta da ação de bactérias e fungos na queratina macerada pelo suor. Homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, mas pode ocorrer também em crianças.

Usar a mesma meia mais de uma vez é prejudicial?

As meias devem ser trocadas diariamente e ser, de preferência, de algodão. As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais.

O calçado pode ser usado novamente sem lavar?

O ideal é que as pessoas, no mínimo, exponham os sapatos ao sol depois de usar. O calor seca o suor, diminuindo as bactérias e os fungos. E tente não repetir o mesmo calçado em dias seguidos.

Por que, em geral, os homens sofrem mais com o problema?

Na verdade, qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode ter esse mau odor nos pés. No entanto, os homens jovens e de meia-idade são mais frequentemente acometidos porque o hormônio testosterona pode determinar uma maior transpiração nos pés. Além disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. As mulheres também podem ser atingidas pelo chulé, no entanto em menor número porque elas costumam utilizar sandálias abertas e trocam os sapatos com maior frequência do que os homens.

Existe uma maneira de acabar de uma vez por todas com o chulé?

Para ficar livre do chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Assim, a umidade dos pés é eliminada, dificultando a ação dos fungos e das bactérias. Para evitar o problema, são recomendadas as seguintes orientações:

  • Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras)
  • Evitar calçados fechados no verão porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.
  • Usar sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.
  • Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).
  • Use seu próprio material para cortar as unhas.
  • Não use os mesmos sapatos todos os dias.
  • Exponha os calçados ao sol

Mas se você tem chulé e quer resolver esse problema, trouxemos 5 receitas poderosas e fáceis de fazer. Escolha uma e se livre do mau cheiro!

1. Sal de Epsom (ou sal amargo ou sulfato de magnésio; vende-se em farmácias)

O cheiro de chulé é neutralizado com o sal de Epsom, pois ele equilibram os níveis de magnésio do corpo, combatendo a acidez.

Coloque meia xícara do sal em 8 copos de água morna numa bacia grande e mergulhe os pés por 30 minutos. Faça isso 1 ou 2 vezes por dia.

2. Sálvia e alecrim

São plantas antibacterianas, antifúngicas e minimizam o suor dos pés. Basta juntar 1 colher (chá) de alecrim seco com 1 colher (chá) de sálvia seca e colocá-las numa bacia grande para mergulhar os pés.

Antes, encha a bacia com água quente e, em seguida, adicione as ervas. Deixe os pés mergulhados por 30 minutos. Faça isso 2 vezes ao dia.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio combate fungos, suaviza a pele e elimina o mau cheiro. Misture 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 8 copos de água quente, 1 suco de limão e coloque tudo numa bacia.

Feito isso, mergulhe os pés por 20 minutos. Depois, lave bem os pés com água fria e não se exponha ao sol.

4. Vinagre

Acabar com o odor ruim é uma função simples para o vinagre - ele elimina as bactérias com facilidade. Pegue meia xícara de vinagre de maçã, 5 a 8 copos de água morna e misture numa bacia grande.

Mergulhe os pés duas vezes por dia, durante 15 minutos. Depois enxágue com água fria.

5. Chá preto

Esta receita não é muito conhecida, mas quem já experimentou sabe que ela é ótima. Junte 5 saquinhos de chá preto, em 4 xícara de água quente e coloque tudo numa bacia.

Ferva primeiro a água e só depois acrescente as bolsinhas de chá. Espere amornar. Deixe os pés mergulhados por 10 minutos, depois espere que a mistura esfrie e coloque-os de volta por mais 20 minutos.

Siga as dicas para se livrar do chulé, mas se ele aparecer, escolha uma das 5 receitas acima e boa sorte!

Fonte: Cura pela Natureza

Minha Vida



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook