Perca Peso Agora

Você Sabe Porque Nossos Dedos Enrugam na Água?

Quando entramos em contato prolongado com água, como por exemplo, quando ficamos muito tempo dentro da piscina, depois de um tempo os nossos dedos ficam enrugados. Mas você sabe o motivo?

Originalmente, pensava-se que a pele se enrugava nas pontas dos dedos das mãos e pés, porque a camada externa da pele iria absorvendo água. Isso faria com que ela aumentasse o volume e se expandisse e por estar ligada às camadas inferiores da pele, o resultado são os dedos enrugados. No entanto, sabemos agora que este não é o caso.

Nossos dedos ficam enrugados devido à constrição dos vasos sanguíneos.Então, o que está acontecendo? Bem, quando os dedos estão submersos em água por um longo período de tempo, ocorre vasoconstrição dos vasos sanguíneos dos dedos, sendo que esta reação é controlada pelo sistema nervoso.

É ainda possível que este mecanismo seja acionado pela camada externa da pele absorvendo água e, para isto, existe uma resposta biológica que causa estas rugas, o que implica que existe uma razão por trás desta adaptação. E agora uma pesquisa sugere qual seja.

A pesquisa descobriu que as rugas, aparentemente perigosas, nos permitem obter um bom controle sobre objetos molhados.

Além disso, essas rugas permitem que a água escorra com bastante eficácia – semelhante ao que ocorre nos pneus dos carros quando chove, aumentando a aderência na pista.

Isto nos daria uma grande vantagem ao longo da história evolutiva, especialmente em ambientes molhados. Fomos capazes de sair para fora da água mais facilmente escalando rochas, e de segurar de uma maneira melhor as armas molhadas ou ferramentas.

Fonte: A Geração Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook