Você sabe o que é "Síndrome da Bunda Morta"? Ela vai muito além do físico!

Pode até parecer uma piada, mas o seu bumbum pode estar morto e você nem sabia. Segundo uma pesquisa realizada pela Cleveland Clinic Wellness Institute, nos Estados Unidos, ficar sentado durante muitas horas no dia pode aumentar os riscos da pessoa ter diabetes, obesidade e também a Síndrome da Bunda Morta.

A doença também é conhecida como “amnésia do glúteo” e ocorre devido ao estilo de vida sedentária que muitos levam, que acaba provocando a perda do tônus muscular, estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso, dos glúteos.

A Bunda Morta se refere ainda a um retardo a inibição da ativação dos músculos glúteos. Ou seja, o músculo mediano, um estabilizador primário do quadril e da pelve tendo sua função necessária a cada contato do pé com o solo durante a marcha ou corrida, e um dos principais músculos da região dos glúteos, não funciona como deveria.

Por causa disso outros músculos tentam realizar o trabalho do mediano, e isso acaba provocando fortes dores nas costas, quadril e problemas nos joelhos e tornozelos.

A fisioterapeuta da University of Michigan Health System, Kristen Schuyten, conta que essa síndrome pode ser desenvolvida também em pessoas ativas. “Pode ocorrer em indivíduos muito ativos que simplesmente não envolvem os músculos glúteos o suficiente”, diz.

Segundo o quiroprático Andrew Bang, da Cleveland Clinic Wellness Institute, até mesmo atletas podem apresentar a Síndrome da Bunda Morta. Ele explica que isso acontece porque ficar sentado durante muito tempo faz com que os músculos dos glúteos fiquem relaxados e inativos. E com o passar do tempo isso faz com que o indivíduo esteja treinando os tecidos para ficarem cada vez mais fracos.

Como descobrir a síndrome

Andrew conta que existem alguns exercícios que permitem identificar se as dores sentidas no corpo se referem à Síndrome da Bunda Morta. Para isso é preciso que a pessoa fique em pé e levante uma das pernas para frente. Através desse gesto um especialista consegue identificar a doença, já que quem tem a SBM inclina o quadril para o lado em que a perna é levantada e isso indica franqueza nos músculos do glúteo.

Além desse, existe um outro teste que também pode ser feito. Essa outra maneira consiste em avaliar a curvatura da parte inferior das costas. Isso porque de acordo com Bang, quem possui amnésia do glúteo costuma ter a coluna em formato de “S” muito acentuado.

Cuidados para evitar a Síndrome da Bunda Morta

Especialistas da área afirmam que é possível evitar a amnésia do glúteo. Kristen conta que o conselho que dá para quem trabalha muito tempo sentada é fazer pequenos intervalos para se alongar. Ainda segundo ela, despertadores podem ser úteis e ajudar a se lembrar dos exercícios. Além disso, o Pilates é visto como um ótimo exercício para evitar que a doença progrida.

“Seja lá o que fizer, não permita que seu corpo entre em um ciclo repetitivo”, disse Schuyten. E aí, você conhecia essa doença? Compartilhe essas informações com os seus amigos!

Fonte: Fatos Desconhecidos




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook