Você retira a parte branca da laranja e do limão? Quase todo mundo faz isso, mas não deveria!

Por que você deve comer a parte branca da laranja e do limão? Além das fibras solúveis, que ganham a consistência de gel e, por isso, amenizam a fome, o bagaço das frutas cítricas concentra ferro, cálcio, magnésio e zinco – bem mais que o sumo –, segundo um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP).

Pesquisa mostra riqueza nutricional do bagaço de frutas cítricas

100 gramas de resíduos secos — como são chamados cientificamente os bagaços — fornecem, respectivamente, 68%, 35% e 83% da ingestão diária recomendada de cálcio, ferro e magnésio.

É o que revela pesquisa divulgada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sobre o bagaço de frutas cítricas, em especial da laranja pera, laranja hamlin, limão taiti e limão siciliano, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Segundo o estudo, conduzido pela engenheira de alimentos Joyce Grazielle Siqueira Silva, é possível absorver parte significativa das quantidades diárias desses 3 nutrientes apenas com essa quantidade de bagaço.

“Ele ainda tem hesperidina, antioxidante capaz de reforçar as defesas do organismo”, diz a médica do esporte e nutróloga Flávia Pinho, do Rio de Janeiro.

Se optar pela versão orgânica, dá para você consumir inclusive a casca, rica em fitoquímicos com ação anti-inflamatória.

Use as raspas sobre a mousse light e a salada ou deixe secar ao sol para transformar em chá. Já o limão, batido inteiro (sem as sementes), vira uma deliciosa limonada suíça.

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Fonte: Boa Forma




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