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Você Nunca Deve Esquentar sua Comida no Micro-ondas. Descubra o Motivo!

O forno de micro-ondas tem sido um pilar da sociedade por 30 anos, praticamente transformando a forma de vermos a comida. Mas, apesar de suas maravilhas, a questão que tem sido evitada permanece: os fornos micro-ondas seriam a opção mais saudável de cozinhar? A resposta é, obviamente, não! Existem opções disponíveis muito melhores que garantem que os nutrientes permaneçam em sua comida.

Um micro-ondas é uma forma de radiação não ionizante. Por uma questão de contraste, a radiação ionizante altera a natureza eletromagnética de átomos, ou os ioniza. Isso altera a forma como eles interagem com outros átomos e moléculas ao seu redor. Raios X, radiação gama e de medicina nuclear (utilizada em tomografias computadorizadas e mamografias) são tipos de radiação ionizante.

Seu alimento está sendo eletrocutado por ondas de calor de alta frequência, e algumas pessoas argumentam que essa radiação pode ser prejudicial para a saúde.

Um estudo realizado pelo Dr. Hans Hertel explorou como as micro-ondas alteram a estrutura molecular dos alimentos e mostrou os efeitos desse alimento sobre o corpo humano.

Em seu estudo, Hertel descobriu que os indivíduos que consumiram os alimentos preparados em micro-ondas experimentaram uma diminuição nos níveis de colesterol HDL, reduzindo o número de glóbulos vermelhos e de células brancas no sangue.

Infelizmente, não há estudos realizados desde então para replicar as descobertas. Por isso seria difícil chegar à conclusão de que, de fato, micro-ondas fazem mal à saúde. Ainda assim, existem outras opções de cozinha que podem ser muito melhores para manter a qualidade nutritiva dos alimentos.

Micro-ondas cozinham a comida em temperaturas muito altas em um período muito curto de tempo. Isso resulta em uma grande perda de nutrientes para a maioria dos alimentos, em particular vegetais. Nossos alimentos também são vítimas de perda de nutrientes quando são fervidos, fritos ou assados. Vegetais de ebulição, por exemplo, absorvem a maioria dos nutrientes (incluindo antioxidantes) na água.

A melhor opção para os legumes é o cozimento, resultando em uma menor perda de nutrientes. Refogar a temperaturas baixas também é uma opção viável, que retém mais nutrientes do que preparados ao micro-ondas, por ebulição ou fritos. É importante que a maioria da dieta seja crua, com alguma gordura adicionada para ajudar a absorver as vitaminas lipossolúveis (A, D, E K), garantindo um elevado nível de ingestão de nutrientes.

Quando se trata especificamente dos fornos micro-ondas, os danos ao alimento em si não são a única preocupação. Muitos alimentos são processados no forno, e em sua embalagem há uma variedade de produtos químicos.

Os produtos químicos encontrados em muitos desses recipientes incluem benzeno, tolueno, politereftalato de etileno (PET), xileno e dioxinas (cancerígenos conhecidos). A temperaturas elevadas, é provável que esses compostos sejam absorvidos pelo alimento, sendo que o seu consumo constitui um risco elevado para a saúde.

Além do mais, os produtos químicos presentes nos alimentos também são motivo de preocupação.

Talvez um dos contaminantes mais perigosos nos alimentos para micro-ondas seja o BPA. Um relatório de vigilância do Milwaukee Journal Sentinel descobriu que ele vazou de todas as embalagens dos alimentos testados.

O BPA interrompe a atividade hormonal normal, podendo causar também infertilidade, baixa libido, doença cardíaca, perturbações mentais, alergias, pressão arterial elevada e ganho de peso.

O simples fato é que, quando você usa um forno de micro-ondas, você recebe muito mais do que o alimento que você come.

Ao longo dos últimos 30 anos, a ciência já percorreu um longo caminho para entender como as micro-ondas afetam proteínas, antioxidantes e o conteúdo total de nutrientes dos alimentos. Nós também aprendemos como muitas toxinas inundam a nossa comida quando preparadas em certas embalagens. Atualmente, raramente nos surpreendemos por esses perigos.

Em vez de utilizar os micro-ondas, tente manter os alimentos crus como aspecto principal de sua dieta e prefira formas mais tradicionais de preparo. Pode não ser mais prático, mas pode ser muito mais saudável!

Fonte: Jornal Ciência

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