Perca Peso Agora

Você Não vai Acreditar no que Acontece com seu Corpo quando Você Come Bananas bem Maduras e com Pintinhas!

Já sabemos dos inúmeros benefícios das bananas. Entre eles estão o controle da hipertensão e da depressão, o fortalecimento da saúde cerebral e a prevenção de algumas doenças.

Recentemente novas pesquisas acrescentaram ainda mais benefícios relacionados ao consumo da fruta, tão presente na dieta do brasileiro.

Um estudo japonês de 2009, publicado na Food Science and Technology Research, liderado pelos pesquisadores Haruyo Iwasawa e Masatoshi Yamazaki, relacionou os benefícios da banana madura com o combate ao câncer.

De acordo com a pesquisa, quanto mais manchas tiver a casca da banana, mais citocina FNT estará presente em sua composição. FNT é o chamado Fator de Necrose Tumoral, liberada por células do sistema imunológico para o combate de células cancerígenas.

A importância de ela estar madura é que os antioxidantes existem em maiores quantidades. O amido vira açúcar, facilitando a digestão.

De acordo com os pesquisadores, assim como a banana, a uva, a maçã, o abacaxi, a melancia e o caqui também possuem funções aprimoradas quando maduros, mas apenas a banana aumenta o número de células brancas no sangue em até oito vezes.

Porém, ainda há controvérsias sobre o estudo, que carece de fontes comprovadas. De acordo com o blog Skeptical Raptor, que contesta pesquisas científicas com o intuito de encontrar fraudes ou falhas argumentativas, é cedo para afirmar tal dado, já que apenas ratos foram testados.

“Os autores não afirmam que bananas produzem FNT. O artigo, na verdade, não forneceu quaisquer provas convincentes de que, em humanos, bananas podem ter qualquer efeito sobre o sistema imunológico”, relatou o blog.

Porém, o estudo continua sendo analisado, e testes que comprovem a afirmação dos cientistas ainda serão realizados em humanos.

De qualquer forma, bananas maduras continuam sendo benéficas para a saúde por diversos outros motivos. Estima-se que cada banana de tamanho médio possua 3 gramas de fibra. A fibra é importante para a digestão, regulando as funções do intestino. São repositores de eletrólitos e possuem compostos prebióticos, que contribuem com as bactérias benéficas do organismo.

Além disso, o potássio, que é encontrado em grandes quantidades na banana, combate a retenção de líquidos e ajuda a manter a saúde muscular e do coração.

Onze estudos publicados na revista Journal of the American College of Cardiology contribuíram para a confirmação dos benefícios do potássio contra os riscos de acidentes vasculares cerebrais e doenças coronárias.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling de Oregon, nos EUA, relacionou os benefícios do potássio no combate à osteoporose, mineral principalmente encontrado em bananas maduras. Os frutooligossacarídeos, que também são encontrados em abundância nas bananas maduras, ajudam na absorção de cálcio, podendo fortalecer os ossos.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook