Perca Peso Agora

Veja 5 Coisas Que Arruinam Seus Dentes e Aparentemente São Inofensivas

Existem alimentos que são aparentemente inofensivos, ou até saudáveis, que podem estar prejudicando muito mais os dentes do que inimigos declarados, como os doces.

Especialistas listaram 5 desses itens, mas com opções para consumi-los da maneira menos agressiva aos dentes.

1- Suco de caixinha

Apesar desse tipo de bebida levantar a bandeira saudável, muitos deles têm um alto teor de açúcar (mais até que refrigerantes). “Bebê-los é quase como banhar seus dentes em chocolate”, brinca o dentista especializado em estética, Marc Lowenberg.

“Esses sucos possuem menos de 30% do néctar da fruta. A maioria da sua composição é de outros ingredientes como açúcar e conservantes”, diz a nutricionista, Angélica Petros. E o açúcar é o alimento favorito das bactérias que vivem na boca. Elas o convertem em ácido que desgasta o esmalte dental e causa a cárie.

Solução: Para Lowenberg, tomar esse tipo de suco com um canudinho pode ser uma boa tática para proteger a estrutura dental. “E espere pelo menos 45 minutos para escovar os dentes depois de bebê-los. Esfregá-los imediatamente, enquanto o ácido ainda está sobre eles, pode deixá-los ainda mais vulnerável aos danos”, diz o dentista.

2- Vitaminas mastigáveis

Quer item mais saudável que vitamina C? Pois é, mas elas não são muito amigas dos dentes, não... Principalmente as mastigáveis. Além de conter açúcar em sua composição (algumas têm até um gostinho docinho e agradável), elas costumam ter uma superfície pegajosa que facilita a aderência dessas substâncias ao dente, facilitando muito o surgimento da cárie.

Solução: Opte pelas vitaminas em forma de comprimidos ou efervescentes sem açúcar.

3- Molhos para carne

Quando a assunto é saúde bucal, o grande problema dos churrascos são os molhos usados para deixar a carne mais saborosa. O barbecue é um dos mais perigosos, pois, além de ter alto teor de açúcar em sua composição, é bastante pegajoso.

Os molhos vermelhos, usados como acompanhamento de carnes em lanches, como o catchup e o molho de tomate, também são inimigos dos dentes. “Eles atacam os dentes com sua pigmentação escura e com sua acidez, o que torna a ingestão duplamente perigosa”, diz o cirurgião-dentista, Lucas Borbonha Livieiro.

Solução: Para evitar o contato direto dessas substâncias com os dentes, Lowenberg dá uma dica um tanto quanto inusitada: “Passe uma camada fina de vaselina nos dentes para criar uma barreira entre o molho e o esmalte dental”, diz o especialista.

4- Frutas secas

Existe uma controvérsia sobre esse alimento, pois, se por um lado, sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva (o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes.

Solução: Não há nada melhor do que uma boa higienização bucal depois, sem esquecer-se do fio dental, para eliminar todo o açúcar do dente.

5- Vinho

Além de ser uma bebida alcoólica, capaz de diminuir a produção de saliva e corroer o esmalte dental, o vinho, tanto tinto como branco, é ácido e aumenta os estragos dentais.

Solução: Coma mais queijo com o vinho. Ele é rico em proteína, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para a saúde bucal. Além disso, o queijo ajuda a anular o efeito corrosivo do ácido ao aumentar o pH da boca. Ele também aumenta a salivação e ajuda a fechar micro poros da superfície dental. Para quem prefere uma sugestão menos calórica, opte por tomar um pouco de água junto com o vinho ou enxaguar a boca depois de apreciar essa bebida.

Fonte: Saúde Terra



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook