Uso excessivo de celular aumenta a formação de papada

Seu celular está deixando você com queixo duplo ou a famosa “papada”? São cada vez mais comuns os casos de “text neck” ou “tech neck” (“pescoço de texto” e “pescoço tecnológico”, respectivamente), uma condição provocada pela inclinação do pescoço na direção de aparelhos como smartphones e tablets.

How-Copy-Paste-SMS-Texts-Droid-Incredible

De acordo com a fisioterapeuta Caroline Costa, essa posição faz com que a pele logo acima da clavícula fique enrugada. “A gordura do nosso corpo é como uma massa de modelar: ela pode tomar qualquer forma, dependendo da força e da posição que são aplicadas nelas. No caso do ‘tech neck’, a fixação da postura errada faz com que essa deformidade do tecido adiposo aconteça na região entre o pescoço e o queixo”, explica.

Números

De acordo com uma pesquisa feita pela Global Mobile Consumer Survey aponta que os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia.

As mulheres são as que mais mexem no smartphone, apresentando média de 89 vezes, contra 69 dos homens. O número é maior entre pessoas com idades de 18 a 24 anos. Elas checam seus dispositivos 101 vezes ao dia, enquanto pessoas mais velhas (45 a 55 anos) verificam o aparelho 50 vezes.

77d3455adc03d246b9eac20fb257c0db

Leia também: Jovens e Crianças com "Pescoço de SMS": Culpa dos Smartphones

Mesmo assim, a fisioterapeuta Caroline afirma que o “tech neck” é democrático. “Pode atingir qualquer pessoa que se incline para mexer no smartphone, independentemente de sexo ou idade”, conta.

20171103205804875593o

Mas a solução é simples. “Basta que você utilize esses aparelhos na altura do seus olhos que não terá problemas”, garante.

Aplicativo ajuda a ter uma boa postura

Se o smartphone contribui para a aparição do queixo duplo, foi para ele que a empresa norte-americana Text Neck Institute desenvolveu um aplicativo que monitora a postura do usuário e notifica-o quando ele está em risco.

Chamado de Text Neck Indicator, funciona de duas formas. Quando o telefone é mantido em um ângulo aceitável para visualização, uma luz indicadora verde está presente no canto superior esquerdo do aparelho.

resized_480x362_photo_app_2

Por outro lado, quando o celular é mantido em uma posição desfavorável, colocando o usuário em risco, uma luz indicadora vermelha fica visível no canto superior. Em seguida, uma notificação de vibração ou beep opcional podem ser adicionados para servirem de alerta sonoro.

Os desenvolvedores levaram em consideração diversos estudos que mostram os malefícios causadas pela má postura no uso dos aparelhos celulares. O aplicativo Text Neck Indicato está disponível para a versão Android e pode ser baixado gratuitamente.

Tratamento

A especialista diz que o tratamento realizado chama-se Ponteira de Criolipólise. Trata-se de uma máquina que tem uma ponteira específica para atuar nessa área. A promessa é de conseguir resolver o problema em apenas uma sessão. "Depois de 30 dias os resultados aparecem de forma definitiva. Alguns pacientes precisam de uma segunda sessão, mas, via de regra, uma já resolve", detalha Caroline.

12965648_1721108211469063_1988450817_n

Segundo a médica, a procura por tratamentos desse tipo aumentou consideravelmente nos últimos dois anos. "Com o tempo, o uso do celular cada vez maior e frequente causa cada vez mais problemas cervicais, dores e a papada", avalia.

Compartilhe essas informações com as suas amigas para alertá-las sobre esse problema. Mulheres odeiam papada!

Fontes: O Tempo

Correio Braziliense




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook