Uso do Alho na Prevenção de Gripes e Resfriados

Quando o outono chega, junto com ele vem a preocupação por causa das gripes e resfriados comuns nessa época, mas não se estresse! Existe uma maneira preventiva, simples e prática de passar por esse momento de preocupação com os vírus. Veja!

O incrível alho

Ele tem propriedades antivírus, antifungos, anticoagulantes e antissépticas, além de agir como um agente expectorante, descongestionante, germicida anti-inflamatório, diurético e sedativo. Além de tudo isso, acredite, ele tem compostos que previnem o câncer!

Consuma-o cru, mas lembre-se: quando é aquecido, perde um pouco dos seus benefícios de saúde, e o excesso de consumo pode causar dores de cabeça, diarreia, gases, febre, e em casos extremos, sangramentos gástricos. O alho é poderoso. Não exagere!

Mas e o "bafo"? O alho poderá manter afastados os seus amigos e a sua família! Eis o que fazer…

  • Dê uma boa mordida em uma maçã (orgânica, é claro), mastigando-a bem, deixando a pectina da maçã se espalhar pela sua boca antes de engoli-la. Em seguida, engula um dente de alho cru. Não deve haver nem queimação, nem mau hálito, graças às enzimas e à pectina na maçã.

  • Ou faça uma mistura de um dente de alho bem batido com uma colherada de iogurte integral.

  • Outra opção é na forma de chá: adicione um quarto de 1 colher de chá de alho a 1 xícara de água quente, ou descasque e pique bem 3 dentes de alho médios e deixe-os de molho em 1 xícara de água quente por 10 minutos. Coe e beba o chá de alho – 3 ou 4 xícaras por dia. Atenção: Ingerir chá de alho com estômago vazio pode causar náusea. Portanto, tenha alguma comida no estômago antes de bebê-lo.

Em caso de gastrite, é melhor não usar!

Quando a gripe ou resfriado estiverem no início

Se você perceber qualquer sintoma de gripe, resfriado ou inflamação das vias aéreas superiores, nada é tão poderoso quanto pingar umas gotas de água oxigenada nos ouvidos, pois se você agir logo no inicio dos sintomas, terá uma possibilidade de remissão de mais de 80% de gripes e resfriados. Conforme você demora para agir, essa porcentagem de êxito tende a diminuir.

Agora, vá logo aproveitar este belo outono!

Referências bibliográficas:

  • Am J ClinNutr. 2000 Oct;72(4):1047-52.
  • Medicinal and Aromatic Plant Science and Biotechnology .Aug 2, 2009
  • Journal of Nutritional Biochemistry doi:10.1016/j.jnutbio.2004.01.005
  • Preventdisease.com Aug 14, 2013
  • Cancer Prevention Research July 2013: 6; 711
  • Hydrogen Peroxide Therapy”, Farr, Charles H., M.D., Ph.D., Health
  • Consciousness, February 1989, pg. 14.
  • Oxidative Therapy”, Farr, Charles H., M.D., Ph.D., Health Consciousness, February l989, pg. 56-57.

Fonte: Dr. Rondó




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook