Perca Peso Agora

Urina preta e dores: Surto de doença deixa Bahia em estado de alerta

Ainda não foi descoberto ao certo o que pode estar causando uma série de sintomas nos moradores da Bahia. Em Salvador e no litoral norte do Estado, 11 pessoas relataram fortes dores musculares e urina com a coloração preta. Uma das hipóteses é a de que o consumo de algum peixe possa estar causando os problemas.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) ainda não entrou em detalhes sobre o que está acontecendo, mas divulgou um alerta para as unidades de saúde. No documento, o órgão detalha que os casos, registrados entre os dias 2 e 10 de dezembro, são caracterizados por início súbito de fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido por dores musculares intensas nos braços, dorso, coxas e panturrilhas, e sugere que a transmissão poderia ocorrer por meio de contato ou gotículas.

Segundo o médico infectologista Antônio Bandeira, que atendeu alguns desses pacientes, um deles teve o quadro agravado por uma insuficiência renal, mas todos já foram liberados. Inicialmente, a expectativa era de que o vírus fosse transmitido por via oral, tendo em vista a ocorrência de casos entre pessoas de uma mesma família.

Com o passar dos dias e das análises, foi encontrado um ponto em comum entre os pacientes: o consumo do peixe conhecido como olho de boi ou arabaiana. Foi realizada a coletada das amostras dos pacientes para identificar possíveis vírus ou agentes transmissores. O resultado deve ser divulgado dentro de 15 dias.

Fonte: Minha Vida




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook