Perca Peso Agora

Um punhado de nozes previne um montão de problemas

Uma enorme análise de todos os estudos recentes sobre consumo de nozes mostra que pessoas que comem pelo menos 20g das sementes por dia têm menos riscos de doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

Esta quantidade diária de nozes – apenas um punhado – diminui em 30% as chances de doenças cardíacas, em 15% o risco de câncer e o risco de morte geral em 22%. Além disso, o consumo dessa quantia está associado à redução de 50% nos riscos de morte por doenças respiratórias e 40% menos chance de desenvolver diabetes.

Esta meta-análise foi realizada por pesquisadores da Imperial College London (Inglaterra) e pela Norwegian University (Noruega), e foi publicada na revista BMC Medicine.

Os pesquisadores analisaram 29 estudos publicados no mundo todo, que envolveram 819 mil participantes, sendo que 12 mil eram casos de doenças cardíacas coronárias, 9 mil de derrame, 18 mil de doenças cardiovasculares e câncer. Desses participantes, 85 mil morreram durante os longos estudos.

Enquanto havia variação entre as populações estudadas, como entre homens e mulheres, pessoas vivendo em regiões diferentes ou pessoas com diferentes fatores de risco, os pesquisadores descobriram que o consumo de nozes trouxe benefício para a maioria deles.

“Em estudos de nutrição a maioria da pesquisa é feita em grandes assassinos como doenças do coração, derrame e câncer, mas agora começamos e ver dados sobre outras doenças”, diz um dos autores, Dagfinn Aune.

O estudo incluiu todo tipo de noz, como avelã e a noz comum. Ele também incluiu o amendoim, que na verdade é um tipo de legume ou vagem. Os resultados eram similares tanto em pessoas que consumiam nozes de árvores ou amendoim.

O que torna as nozes e amendoim tão saudáveis é que eles são ricos em fibra, magnésio e gordura poliinsaturada, que são benéficos para diminuir doenças cardíacas e níveis de colesterol.

“Algumas nozes, como a noz comum e a noz pecan são ricas em antioxidantes, que podem diminuir o risco de câncer. Apesar de serem ricas em gordura, elas também são ricas em fibra e proteína, e há evidências que podem ajudar a diminuir o risco de obesidade em longo prazo”, diz Aune.

O estudo também mostrou que consumir mais de 20g de nozes por dia não aumenta os benefícios para a saúde.

Compartilhe!

Fonte: Hypescience




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook