Perca Peso Agora

Tomar Café com Manteiga Promete Quilos a Menos e Inteligência a Mais

Um café turbinado, o Bulletproof coffee, é a fórmula milagrosa para a melhoria da saúde. Uma mistura de pó coado, manteiga e óleo de coco, criada nos Estados Unidos, ganha adeptos no mundo todo.

Já imaginou acrescentar manteiga e óleo de coco ao seu cafezinho de todas as manhãs? Bem, isso não soa exatamente como um desjejum balanceado.

Mas, por mais incrível que possa parecer, a receita, que une os 3 ingredientes, emagrece, dá energia e faz bem ao cérebro.

Ao menos é o que promete o bulletproof coffee, fórmula inventada por um gênio da tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Dave Asprey, o criador, tinha uma obsessão: encontrar um produto simples, capaz de fazer uma pessoa ser boa em tudo.

Suas pesquisas foram dos Andes ao Tibete até chegar ao resultado perfeito. O empresário garante que já conseguiu elevar seu QI em 20 pontos só com o cafezinho. Sua bebida virou hit.

Os que a consomem no lugar do café-da-manhã tradicional (sim, ele equivale a uma refeição!) relatam melhoria nos níveis de energia e atenção – e, o mais importante, nos ponteiros da balança.

O mix da moda pode ser feito em casa: leva café orgânico coado, duas colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco – tudo batido no liquidificador.

Mas seu criador defende, é claro, que o kit original (que pode ser comprado online no site BulletProofExec.com por US$ 38) é imbatível.

Ele inclui um pacote com grãos especiais, chamado Upgraded Coffee, que Asprey jura ser livre de toxinas graças a um secreto processo de torra que ele guarda a sete chaves. A fórmula traz ainda o Brain Octane Oil, uma versão mais pura do óleo de coco, que, segundo ele, “age diretamente nas células para dar energia extra e melhorar sua performance”. Ah, sim, e a manteiga sem sal, tem de vir do leite de vacas alimentadas exclusivamente por capim. O blend tem uma consistência cremosa e deixa uma sensação engordurada na boca.

Mas como uma simples xícara de café com manteiga é capaz de emagrecer, dar energia e melhorar as funções cerebrais?

Aos fatos: o bulletproof coffee, de acordo com Asprey, não é uma bebida em si, mas um processo de adaptação do organismo para usar óleo e proteína como fontes de saciedade.

Pessoas que tomam o café turbinado dizem que a fome só bate por volta das duas horas da tarde. Seu poder de emagrecimento estaria na cetose, que acontece quando o organismo começa a usar a gordura (no caso, a manteiga e o óleo) diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. Invariavelmente, há perda de peso nesse processo.

O café à prova de balas tem alguns aspectos a seu favor: apesar da fama de má da manteiga, as variedades de altíssima qualidade hoje são vistas como superalimentos por nutricionistas. Elas têm boa concentração de CLA (ácido linoleico conjugado), associado à redução da gordura abdominal e a melhora da saúde do coração. Além disso, estudos mostram que a gordura saturada não é tão ruim quanto pregaram os médicos há pouco.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, as gorduras presentes na bebida são responsáveis pela sensação de saciedade.

“Esse é um desjejum energético que satisfaz a fome, e a cafeína pode aumentar a queima de gordura pelo organis- mo”, diz.

Além disso, os especialistas apontam que a gordura diminui a absorção da cafeína, mantendo a energia em alta por mais tempo.

“Mas é importante deixar claro que não há qualquer material científico que comprove os benefícios da dieta”, afirma a nutricionista.

Para alguns especialistas que provaram a bebida, o bulletproof coffee não passa de uma bomba calórica. Se ele emagrece ou engorda, cabe a cada um fazer o teste.

Mas o fato é que já tem muita gente por aí colocando manteiga no seu cafezinho…

New York Times



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook