Perca Peso Agora

Ter AVC Após Lavar o Cabelo no Salão de Beleza é um Problema Mais Comum do que Você Imagina

Você já saiu do cabeleireiro com uma baita dor no pescoço por causa da posição durante a lavagem? Alguns salões já possuem lavatórios mais modernos, que permitem que você fique deitada, sem ter que jogar a cabeça muito para trás, mas a maioria ainda usa o modelo mais antigo, que causa dor. O problema é que as consequências da postura desajeitada vão muito além de um incômodo.

Elizabeth Smith, da Califórnia, está processando um salão de cabeleireiro, alegando que uma lavagem de cabelo resultou em um Acidente Vascular Cerebral (AVC), duas semanas depois. Ela contou que tudo aconteceu em razão de uma cadeira defeituosa do salão. Durante o procedimento, seu pescoço foi forçado de tal forma que causou um corte na artéria vertebral (com posterior formação de coágulo), levando a um AVC com consequências duradouras. E pasme, esse desfecho é bem mais comum do que se imagina.

Contudo, muitas pessoas podem estar correndo o mesmo risco, isso porque a maioria dos lavatórios dos salões ainda seguem esse modelo que exige a pressão no pescoço.

Elizabeth alegou que a hiperextensão da coluna cervical, enquanto lavava os cabelos, causou o acidente que mudou para sempre sua vida. Alguns dias após o procedimento ela passou a sentir muito incomodo na região e duas semanas depois, sentiu fraqueza no braço e perna esquerdos que terminou em um AVC. Em consequência disso, suas habilidades motoras foram reduzidas, o andar ficou instável e a visão de seu olho esquerdo foi danificada. Além disso, um coágulo sanguíneo presente em seu cérebro ainda pode lhe causar mais lesões.

Lavar cabelo no salão pode mesmo causar AVC?

O caso de Elizabeth não é o único do tipo. A ocorrência de AVC após a lavagem de cabelo no salão já é conhecida dos médicos e tem até nome próprio: síndrome do salão de beleza.

Esse tipo de problema pode acontecer de duas diferentes maneiras, sendo a primeira, a forma relatada por Elizabeth Simth. No segundo caso, a artéria vertebral é comprimida conforme a cabeça é forçada para trás. Isso faz com que haja uma diminuição na irrigação sanguínea do cérebro. Esse processo é mais comum em pessoas idosas, pois o canal vertebral está sujeito a calcificações e estreitamento.

Como evitar

Assim, para evitar que isso aconteça, o ideal é não forçar a cabeça muito para trás na hora da lavagem. Para que isso aconteça, recomenda-se que as pessoas procurem salões que permitam que esse procedimento seja realizado enquanto se está deitado. Outra opção é utilizar toalhas como apoio na região da nuca, ou, se for o caso, simplesmente lavar o cabelo em casa antes de ir ao salão.

Fonte: Bolsa de Mulher



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook