Perca Peso Agora

Suplementação de Zinco é associada a Melhor Processamento de Glicose em Pré-Diabéticos

Um estudo, publicado na edição de Diabetes Research and Clinical Practice (maio, 2016), descobriu que a suplementação de zinco melhorou a capacidade de homens e mulheres pré-diabéticos para processar a glicose.

“Uma série de pequenos estudos indicam que a suplementação de zinco melhora o processamento de glicose”, nota autores M. R. Islam, Universidade de Newcastle, Austrália e do Instituto de Pesquisa Médica Hunter, e seus colegas.

“Neste estudo piloto, duplo cego, controlado por placebo e randomizado, nos propusemos a investigar se a suplementação de zinco entre adultos pré-diabéticos melhora a glicemia de jejum, o índice HOMA (um índice de resistência à insulina) e, finalmente, previne o desenvolvimento do diabetes tipo 2.”

O estudo incluiu 55 pacientes pré-diabéticos residentes em Bangladesh, que é uma das regiões mais deficientes de zinco do mundo. Os indivíduos receberam 30mg de sulfato de zinco ou um placebo diariamente, durante seis meses. A glicemia de jejum, parâmetros HOMA – incluindo a função das células beta do pâncreas, a sensibilidade e resistência à insulina, zinco sérico e os lipídios foram medidos no início e no final do estudo.

No final do período do tratamento, os participantes que receberam zinco apresentaram menor concentração de glicose em jejum, em comparação com o grupo placebo, bem como em comparação com os níveis medidos no seu próprio grupo no início do estudo.

A função da célula beta, a sensibilidade e a resistência à insulina também melhoraram entre aqueles que receberam zinco.

Como potenciais mecanismos, os autores observam que o zinco é necessário para a ação da insulina e metabolismo de carboidratos, para moderar os níveis de citocinas inflamatórias, que podem destruir as células beta, para a prevenção de polipeptídio amiloide das ilhotas de se agregarem em fibras amiloides, que têm um efeito tóxico sobre as células beta, para reduzir o estresse oxidativo e outras funções de proteção.

"Do nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a mostrar uma melhora no processamento da glicose usando parâmetros HOMA em participantes com pré-diabetes”, Dr. Islam e associados anunciaram.

Fonte: Essentia



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook