Seu Corpo está Ácido ou Alcalino? Faça o "Teste do Repolho Roxo"!

Ter o conhecimento sobre o nível de pH do seu corpo é essencial para evitar doenças. Para quem não sabe, pH significa "potencial de hidrogênio". Ele varia de 0 a 14, escala na qual o número 0 significa que o pH é muito ácido e o 14, bastante alcalino. Os dois extremos são ruins, como tudo na vida.

O ideal é que nosso corpo seja ligeiramente alcalino, ou seja, com pH entre 7,36 a 7,42.

É verdade que o metabolismo do corpo já produz ácidos, mas essa acidez é natural e fica sob controle. E geralmente o corpo mantém reservas de álcalis que podem ser utilizadas para neutralizar o excesso de acidez. No entanto, um excesso de alimentos formadores de acidez causará uma diminuição das reservas alcalinas.

Os rins são os grandes aliados que se esforçam para expulsar os ácidos do organismo, usando minerais alcalinos para isso, como potássio e magnésio.

A acidez é o berço dos problemas de saúde. Por isso é muito importante o consumo de alimentos alcalinos para buscar o equilíbrio do pH. Entre esses alimentos alcalinos, destacamos o limão e as folhas verde-escuras.

Muita gente ainda acredita que o limão é ácido. Mas ele é ácido apenas no sabor: depois de consumido, ele tem efeito alcalinizante. Ou seja: é maravilhoso para alcalinizar o seu corpo!

Para saber como está o nível de pH do seu corpo, você pode fazer testes de sangue e urina. Mas há um teste caseiro para você saber como anda o pH do seu corpo. Depois de ler sobre a importância do equilíbrio ácido-alcalino, você deve estar ansioso para saber se o seu organismo está equilibrado ou ácido. Correto?

Conforme adverte a Dra. Brown, se sua alimentação estiver dentro do padrão ocidental, infelizmente a acidez já é esperada.

Nenhum teste, no entanto, pode determinar com precisão o quão ácido está seu organismo, pois os métodos disponíveis revelam apenas os resíduos ácidos presentes em fluidos corporais ou biológicos, como sangue, urina, saliva, linfa e muco. Tais testes não indicam a quantidade de resíduos ácidos já depositados no sistema como um todo.

Embora o grau de acidez ou alcalinidade de um fluido seja útil, é impossível determinar o real estado dos tecidos – pele, órgãos, glândulas, ligamentos, artérias e veias, apenas com testes. Os resíduos ácidos já depositados no organismo determinam a doença ou a saúde.

Teste do Repolho Roxo

O pH da urina pode ser estimado em sua própria casa usando algumas folhas de repolho roxo. Você pode:

  • Ferver algumas folhas até obter uma água de cor roxa forte;

OU

  • Para evitar o manuseio de líquido quente, bata no liquidificador algumas folhas cruas de repolho roxo com um pouco de água, retirando a polpa com o auxílio de peneira.

O teste em si é bem simples: Você terá que derramar esse líquido roxo no vaso sanitário, logo após ter urinado.

Veja AQUI os possíveis resultados:

  • Se o líquido permanecer roxo: sua urina está ácida;
  • Se o líquido ficar rosa: sua urina está muito ácida;
  • Se o líquido ficar azul: sua urina está neutra.
  • Se o líquido ficar azul claro: sua urina está levemente alcalina (e esse é o resultado ideal)

É isso! Espero que tenha gostado da dica e que fique “tudo azul”. Compartilhe com os seus amigos!

Fonte: Viver de quê?
Cura pela Natureza




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook