Perca Peso Agora

Será que a Maquiagem faz Mal?

A maquiagem que muitas mulheres (e alguns homens) usam diariamente é feita de vários produtos químicos. Descobrir os efeitos a longo prazo dessas substâncias não é algo muito fácil, no entanto – pelo menos não hoje em dia.

Mas não se desespere – embora o termo “produtos químicos” possa assustar, eles não são necessariamente ruins para nós.

Passado tóxico

No passado, os antigos egípcios aplicavam maquiagem à base de chumbo no rosto. Os riscos disso são óbvios hoje. O chumbo é uma neurotoxina potente que pode levar a dificuldades de aprendizagem e comportamentais em crianças, bem como pode diminuir a fertilidade em homens e mulheres.

E nem precisamos voltar tão longe no tempo para encontrar exemplos de substâncias impróprias sendo usadas em nome da estética.

Tão recentemente quanto em 1891, as mulheres usavam hidratantes que continham compostos radioativos. Os fabricantes faziam propaganda de seu produto dizendo que ele dava um “brilho radiante”.

Obviamente, nós não usamos toxinas conhecidas na maquiagem hoje em dia. Mas quão seguros os produtos atuais realmente são?

Um pouco de chumbo

Nada na escala Cleópatra, mas ainda existem vestígios de chumbo na maquiagem vendida nas lojas hoje. A diferença é que o uso da substância não é deliberado.

O chumbo é encontrado em pequenas quantidades na natureza, portanto, vestígios dele acabam contaminando os nossos produtos. Não há muito que podemos fazer sobre isso.

Estudos têm demonstrado que estes traços podem variar de 0,026 partes por milhão (ppm) a 7,19 ppm em produtos como batons, por exemplo, sendo que isso está dentro dos limites de saúde recomendados pela Agência de Saúde do Canadá.

Ricina

Curiosamente, batons são constituídos por cerca de 47% de óleos, sendo o mais comum deles o óleo de rícino.

O mesmo grão que é usado para extrair óleo de rícino também produz ricina – uma das toxinas naturais mais potentes na Terra.

Felizmente, para obter o óleo de rícino, é preciso esquentar o grão, o que destrói a ricina.

Ou seja, use batom à vontade!

Cianeto

Alguns pigmentos azuis usados na maquiagem são feitos de uma substância química chamada de ferricianeto férrico.

Como você provavelmente sabe, o cianeto é um conhecido agente tóxico, usado em guerras químicas.

No entanto, nos tipos de compostos usados em maquiagem, o cianeto tem uma ligação forte com o ferro, de forma que não pode nos envenenar (não há necessidade de jogar sua sombra azul fora).

Bactérias

Os compostos do rímel em si não causam problemas para as mulheres, mas existe uma recomendação de jogá-los fora depois de três meses de uso.

Isso porque estudos descobriram que bactérias nocivas à saúde podem prosperar dentro dos tubos. Em uma pesquisa, elas foram encontradas em cerca de 36,4% dos rímeis testados.

Isso é especialmente perigoso para mulheres que usam lentes de contato, uma vez que estas causam microabrasões pelas quais as bactérias podem facilmente entrar nos olhos.

No geral, no entanto, a ciência está do seu lado no quesito usar maquiagem.

Fonte: Hypescience



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook