"Sem corantes artificiais"? "Tang" sofre multa pesada no Brasil por informação enganosa no rótulo!

Nas embalagens de refrescos em pó da marca Tang lia-se "sem corantes artificiais", algo que podia induzir os consumidores em erro. A marca Tang, cujo produto são sumos em pó (aos quais se acrescenta água), sofreu uma multa de mais de 1 milhão de reais por conter nas embalagens informação enganosa ao afirmar que o produto não contém corantes artificiais, informa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

tang_siriguela

A multa foi aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) à empresa Mondelez Brasil Lda., fabricante da marca Tang. A punição foi aplicada no início de julho deste ano, mas o processo começou em março de 2012, quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou a Senacon para o problema.

A Mondelez chegou a recorrer, alegando que estava a trabalhar com corantes naturais. Porém, foi decidido que a expressão “sem corantes artificiais” não pode ser utilizada, uma vez que não existem critérios específicos definidos para o uso do termo.

380x230xtang.jpg.pagespeed.ic.P7YUip2CE0

Além disso, segundo a nota técnica divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o caso, na composição do refresco eram utilizados corantes inorgânicos e corante caramelo, que não são ingredientes considerados naturais. Portanto, a informação contida na embalagem poderia induzir o consumidor em erro quanto à natureza do produto.

Não se deixe enganar! Compartilhe!

Fonte: Notícias ao Minuto




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook