Sem Cirurgia! "Balão Gástrico Engolível" leva a um Grande Emagrecimento

De acordo com um novo estudo da Universidade Sapienza, em Roma, na Itália, balões gástricos que podem ser engolidos em vez de cirurgicamente inseridos no estômago são seguros e eficazes para perder peso.

Os chamados balões intragástricos têm sido usados há décadas para ajudar pacientes obesos a perder quilos. Inflados com água, os dispositivos restringem a fome e tornam mais fácil para as pessoas fazer dieta, induzindo uma sensação de plenitude.

Até agora, no entanto, eles só poderiam ser implantados no estômago cirurgicamente, um procedimento caro que requer anestesia geral. Em um pequeno estudo conduzido por Roberta Ienca, pesquisadora em medicina experimental da Universidade Sapienza, 42 pacientes obesos – 29 homens e 13 mulheres – engoliram balões gástricos, antes de eles serem inflados com líquido.

“Um cateter é anexado ao balão, que é dobrado em uma cápsula”, explicou Ienca. O médico enche o balão através do tubo minúsculo, que é depois removido pela boca. “Este processo leva apenas alguns segundos”, acrescentou.

O estudo

O índice de massa corporal (IMC) dos voluntários variava entre 30 e 45. O limiar para a obesidade é de 30. Os balões permaneceram no estômago dos pacientes durante 16 semanas, período durante o qual eles fizeram uma dieta baixa em carboidratos e calorias.
No final desse tempo, uma válvula de liberação interna se abriu automaticamente e drenou o balão, que foi então excretado.

Em média, os voluntários perderam mais de 15 quilos, o que correspondeu a 31% do excesso de peso. Os pesquisadores não notaram nenhum efeito colateral grave.

Após o estudo, os pacientes passaram a fazer uma dieta mediterrânea, rica em vegetais e azeite, e pobre em proteínas e amido.

Vantagens e desvantagens

A nova técnica “parece ser um método seguro e eficaz de perda de peso”, Ienca disse em um comunicado. Como o balão “não requer endoscopia, cirurgia ou anestesia, isso pode torná-lo adequado para uma população maior de pacientes obesos que não respondem a tratamentos com dieta”. Além disso, o procedimento inovador é mais econômico que o balão cirúrgico.

Alguns especialistas lembram que os balões gástricos não são uma solução de longo prazo para perda de peso. “No entanto, ainda são úteis para alguns pacientes, e a introdução de um dispositivo que não requer cirurgia para implantar é um passo positivo”, afirmou Simon Cork, pesquisador em medicina investigativa no Imperial College de Londres, que não esteva envolvido no estudo.

Comercialização

Desenvolvido pela empresa norte-americana Allurion Technologies, o balão engolível já é comercializado na Europa, em países como França, Itália, Espanha, Bélgica e Grécia. Também está disponível na Arábia Saudita e no Kuwait.

A empresa pretende iniciar o processo de aprovação da Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos em breve.

Novas esperanças para os milhares de obesos que existem atualmente. Compartilhe essa grande novidade!

Fonte: Hypescience




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook