Perca Peso Agora

Saiba Qual é o Segredo Antienvelhecimento do Álcool

Já dizia o provérbio alemão: “há mais bebedores de vinho idosos do que médicos idosos”. Isso me parece um tanto quanto provocativo, mas já começo a acreditar na afirmação. O consumo moderado de álcool mantém os telômeros, afirma um estudo científico recente.

Saiba que são esses telômeros – pequenas tampas no final do seu DNA – que determinam por quanto tempo você vai viver.

Você sabia que:

  • beber de 12 a 35 gramas de álcool por dia reduz o risco de câncer em 65% para homens e 60% para mulheres?
  • beber um copo de cerveja reduz suas chances de doença cardíaca em 41%?
  • o consumo moderado de cerveja reduz o risco de derrame em mulheres em 20%?
  • homens que bebem de 1 a 6 drinques por semana têm em média 20% menos risco de morte por todas as causas se comparados com individuos que não bebem?

Esses são somente três estudos dos muitos que têm provado que o consumo moderado de álcool ajuda a prevenir certas doenças, melhorar a saúde e extender a vida, o que nos leva a querer descobrir o porquê.

Até recentemente tudo que tínhamos eram especulações. Porém, um novo estudo nos dá a idéia do que pode estar acontecendo. Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv têm expandido as pesquisas da doutora Elizabeth Blackbum, ganhadora do Prêmio Nobel por seu trabalho em telômeros, em 2009.

Com isso, a equipe de pesquisadores de Tel Aviv expuseram os telômeros de células de levedura a 13 estressores ambientais diferentes. Eles mudaram a temperatura, o pH (mais ácido e mais alcalino) e expuseram as células a diferentes químicos e drogas.

Dois desses estressores, facilmente encontrados na vida cotidiana, apresentaram resultados interessantes. O primeiro é a cafeína que acabou por encurtar os telômeros, ao contrário do álcool que acabou os alongando.

Então, isso mostra que o consumo moderado de alcool é saudavel, pois ajuda a manter o comprimento dos seus telômeros.

Outro estudo, realizado pelo* Institute of Health Sciences/Geriatrics* do Hospital Universitário da Finlândia, confirmou essa hipótese. O instituto coletou dados sobre o consumo de álcool por um grupo de homens de negócios em Helsinki, desde 1974. Em 2002, eles decidiram medir o comprimento dos seus telômeros.

Os que bebiam apenas um pouco de álcool tinham telômeros mais longos. Os cientistas calcularam que seus corpos eram até dez anos mais jovens.

E quando os pesquisadores avaliaram o famoso Nurse’s Health Study, eles observaram que mulheres que bebiam um pouco de álcool, tinham seus telômeros 16,4% mais longos.

Esta não é a primeira vez que você ouviu que beber um copo de álcool por dia é bom para você, mas, certamente, é a primeira vez que você lê uma explicação sobre o assunto.

Então, se você bebe um drinque a cada dia, aproveite sem preocupações. Porém, a chave é a moderação. Em todos os estudos só os que bebiam com moderação tiveram benefícios. Quando digo moderação, me refiro a 1 copo por dia. Isso é mais importante do que o tipo de álcool que você escolhe.

Pessoas que abusam do álcool, bebendo 4 ou mais drinques por dia, têm metade do telômero quando comparadas a pessoas que bebem no máximo um drinque por dia.

Se você não bebe com frequência, procure um suplemento vitamínico que possa te ajudar a manter o seu telômero, pois sabemos que certos nutrientes têm efeito protetor melhor do que o efeito do consumo de álcool em moderação. Em termos de nutrição e relacionado com a saúde dos telômeros, para além das quantidades adequadas de vitaminas e minerais, o que realmente faz a diferença é o aumento do consumo de alimentos ricos em enxofre, colina, trimetilglicina, vitamina B12, ácido fólico e vitamina B6.

Referência Bibliográfica:

  • Discolon Rectum. 2012
  • Multivitamin use and telomere length in women, Xu Q, Parks CG, et al, Am J Clin Nutr, 2009 March 11;

Fonte: Dr. Rondó



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook