Perca Peso Agora

Saiba quais são os 4 Sinais de Alerta de uma "Trombose Venosa Profunda"

Trombofilia é onde o sangue tem uma maior tendência para formar coágulos. Isso não é uma condição ou uma doença em si e às vezes está associado a formação de coágulos sanguíneos (tromboses venosas) que são causadas por alterações genéticas (mutações).

Se você tem trombofilia, está mais propenso em desenvolver um coágulo de sangue em uma das grandes veias na perna. Isso é conhecido como trombose venosa profunda (TVP).

É importante estar ciente dos sinais de uma trombose venosa profunda, tais como dores inexplicáveis, inchaço ou sensibilidade na perna (geralmente na barriga da perna). Consulte o seu médico logo que possível se tiver estes sintomas.

O processo de coagulação do sangue

Quando você se cortar, o sangramento geralmente desencadeia uma série de reações químicas no sangue. As reações químicas podem provocar a formação de um coágulo no sangue, que adere à parte lesada do vaso sanguíneo juntamente com células do sangue chamadas plaquetas.

Substâncias de coagulação, conhecidas como fatores de coagulação podem ajudar controle sangramento e trabalhar com plaquetas para assegurar a formação de coágulos de sangue eficazmente.

No entanto, na trombofilia, há um desequilíbrio na coagulação de substâncias químicas e com a desordem ou se tem muito fator de coagulação, ou pouco da substância que impede a coagulação.

Sintomas da trombofilia

Trombofilia geralmente é amena e muitas pessoas não experimentam problemas de saúde. Os sintomas somente podem ocorrer se o transtorno causa um coágulo de sangue.

Pessoas com trombofilia estão particularmente em risco de desenvolver uma trombose venosa profunda (TVP).

4 Sinais de alerta de uma trombose venosa profunda (TVP)

1. dor e inchaço em uma de suas pernas (geralmente na panturrilha)

2. uma pesada dor na área afetada

3. pele quente na área do coágulo

4. vermelhidão da pele, particularmente na parte de trás da perna abaixo do joelho

A trombose venosa profunda (TVP) geralmente, embora nem sempre, afeta uma perna.

A dor pode ser pior quando você dobra seu pé acima do seu joelho.

Às vezes, parte do coágulo de sangue pode romper e viajar através da corrente sanguínea. Isso é conhecido como uma embolia.

Embolia pode ser perigosa se ela se aloja nos pulmões (embolia pulmonar). Esta é uma condição séria e potencialmente fatal porque ela pode impedir o sangue de alcançar os pulmões.

Os sintomas de embolia pulmonar são:

  • dor no tórax ou dor nas costas
  • falta de ar
  • tosse – geralmente seca, mas você pode tossir sangue ou muco contendo sangue
  • sensação de vertigens ou tonturas
  • desmaio

Consultar o seu médico imediatamente se você sentir qualquer combinação dos sintomas acima.

Diagnóstico de trombofilia

Testes de trombofilia não são rotineiramente realizados em todas as pessoas que tem um coágulo de sangue. Testes para trombofilia herdada em pessoas com trombose venosa geralmente não são necessários porque os resultados geralmente não influenciam nas decisões clínicas.

Trombofilia é diagnosticada por exames de sangue semanas ou meses após a formação do coágulo de sangue. Os testes procuram por deficiências de anticoagulante. Para fazer os testes, você geralmente terá que esperar até que você tenha parado de tomar o medicamento anticoagulante, tais como a varfarina, por quatro a seis semanas.

Se os resultados dos testes de sangue indicam que você tem trombofilia, você pode ser encaminhado para um hematologista (especialista em diagnosticar e tratar doenças do sangue).

Fonte: Índice de Saúde



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook