Perca Peso Agora

"Risperdal" Pode Gerar Mamas em Homens (e Diabetes)

Risperdal (princípio ativo risperidona, também vendido sob nomes comerciais como Zargus, Riss e Viverdal) é um medicamento popular usado para tratar o transtorno bipolar e esquizofrenia. No entanto, ele tem também, aparentemente, um talento especial para fazer com que os usuários do sexo masculino de uma hora para a outra desenvolvam seios.

De acordo com um fluxo aparentemente interminável de ações judiciais criadas de 2012 até o presente, o Risperdal tem um potencial muito real para gerar uma ginecomastia, que é o inchaço do tecido mamário masculino, um risco que foi heroicamente minimizado pelo fabricante da droga.

Em 2006, os pesquisadores estudaram os efeitos da droga em um grupo de 10 adolescentes de ambos os sexos. Desses 10, três meninos desenvolveram seios e duas meninas começaram a produzir leite.

Pior ainda, um estudo recente mostrou que os adolescentes que tomam medicamentos antipsicóticos (incluindo o Risperdal) triplicam seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 durante o primeiro ano de uso.

Johnson & Johnson, o fabricante do medicamento, estaria supostamente ciente destes efeitos secundários desde a década de 1990, mas decidiu colocar o produto no mercado mesmo assim, afinal você não deixa um pouquinho de diabetes e ensaios clínicos de 1.885 crianças que mostram que 2% delas desenvolveram mamas espontaneamente ficar entre você e seus US$ 24 bilhões em lucro.

Em The News, 02 de fevereiro de 2015

Um ex-chefe do FDA (Food and Drug Administration) testemunhou em uma ação judicial da Filadélfia que Johnson & Johnson (J&J) sabia que, ainda em 2001, o seu popular medicamento antipsicótico Risperdal (risperidona) faria com que "provavelmente ou muito provavelmente" os meninos que tomavam a droga tivessem seios desenvolvidos, um número de cerca de 3,8%, relatou FiercePharma.

A chamar a nossa atenção o fato que J & J não adicionou o aviso à bula oficial da droga até cinco anos depois. Um autista de Philadelphia, com vinte anos de idade, agora está processando J & J, afirmando que ele necessita de uma mastectomia, como resultado de ter tido que tomar Risperdal, quando ele era criança. "Há mais de 1.250 ações judiciais contra o Risperdal pendentes em tribunais de todo o país, a maioria das quais relacionadas com o crescimento da mama anormal em homens jovens", afirmou um escritório de advocacia que lida com alguns dos casos.

J & J já pagou US $ 2,2 bilhões para acabar com um processo federal que, em parte, se deve a alegações de que a empresa ilegalmente tem promovido o Risperdal, para usos não aprovados em crianças e adolescentes, conhecido como uso ‘off-label’. Nos últimos anos, a empresa vem enfrentando ações judiciais de homens que tomaram o medicamento e não foram avisados de que os efeitos secundários incluíam a possibilidade de que iria crescer seios, relatou FiercePharma.

De acordo com o escritório de advocacia Pintas e Mullins, de 1.250 processos pendentes, seis casos foram "selecionados como ensaios de teste em 2012; no entanto, Janssen (a unidade da J & J) concordara em resolver esses casos antes de irem a júri, assentando mais de 80 casos no início de 2013. "

"Eu só estou tendo um momento difícil agora", a mãe do   menino disse ao jornal Philadelphia Inquirer, chorando depois de um dia no tribunal. "Ouvir o que a empresa farmacêutica estava fazendo (...) foi duro demais!"

Há relatos de outros quatro casos semelhantes acontecendo atualmente em Connecticut, Florida, Maryland e Ohio. "Os corpos desses jovens foram permanentemente modificados por Risperdal", um advogado disse em um comunicado de imprensa. "Em um jovem que já se sente isolado por seus desafios causados por problemas mentais, o crescimento dos seios das mulheres sobre seu corpo na puberdade e na adolescência é absolutamente devastador. "

Fonte: Hypescience

Associacao Brasieleira de Saude Mental



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook