Você sabia que quem tem Rinite e Desvio de Septo é um possível alvo das Olheiras? Aprenda a livrar-se delas!

Você sabia que quem tem rinite e desvio de septo é um possível alvo das olheiras? Pois é, pasmem! O tão indesejável efeito panda também pode aparecer não só por noites maldormidas, cansaço, má alimentação, ingestão de bebida alcoólica e tabagismo.

Isso porque, “as alergias respiratórias, sinusite, rinite e desvio de septo agravam as olheiras, devido ao inchaço da mucosa nasal, que causa um acúmulo venoso na região e escurece embaixo dos olhos”, explica a dermatologista Lívia Borges.

De acordo com a dermatologista, as olheiras são resultado de alterações individuais. A cor escura se deve à junção de colorações castanhas e arroxeadas: a cor castanha, pela melanina presente na pele; e a cor arroxeada, devido à microcirculação superficial ( vasinhos) da pálpebra inferior.

Lívia afirma que um ato comum do dia a dia pode agravar o aspecto das olheiras. Deve-se evitar coçar ou esfregar os olhos frequentemente, pois isso, mesmo sendo um gesto simples, pode irritar a pele e "quebrar" os vasos dessa região, piorando o efeito panda.

A farmacêutica Raigna Vasconcelos ressalta que olheiras crônicas – reflexo da má circulação e pouco retorno venoso – podem ser cuidadas em casa. Portanto, ela alerta: é um problema que deve ser tratado em duas frentes: tópica (out) e oral (in).

O uso de antioxidantes orais, antocianinas, estimuladores da vasodilatação e melhoradores da circulação, como flavonoides, podem e devem ser considerados nesta terapia conjunta. Muitas vezes, para ter um resultado satisfatório é necessário tratamento conjunto feito por um dermatologista e um angiologista.

A publicitária Lorena Silva sabe bem o que é sofrer com as temíveis olheiras. “Acordar depois de uma noite de sono e ainda estar com o efeito panda é uma sensação terrível. Parece que tive insônia a noite inteira”, afirma. Para se livrar do incômodo, Lorena recorreu a preenchimento com ácido hialurônico. O cirurgião plástico Fabrício Mattedi explica que, para casos em que os pacientes apresentam a pálpebra encovada, funda, é recomendada a reposição do volume perdido com o envelhecimento, através desse procedimento. Os mais modernos já possuem anestésico em sua fórmula, o que diminui a dor.

Os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico nesta região duram em torno de 9 a 12 meses. É um procedimento ambulatorial, que não exige internação e, eventualmente, o paciente fica com um pequeno roxo, que some em algumas semanas. O método deve ser feito por profissional habilitado e com experiência, já que é uma área extremamente vascularizada.

O que há no mercado para tratar

  • Preenchimento com ácido hialurônico - Injeta-se pequena quantidade de ácido hialurônico no sulco lacrimal. Essa substância vai ocupar a região que está mais funda, diminuindo o desnível existente entre as olheiras e as maçãs do rosto. Também uniformiza a textura e combate a sombra escura provocada pelos vasos sanguíneos. Podem surgir hematomas que somem em três ou quatro dias. Como o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo, é necessário refazer o procedimento depois de 12 meses, podendo responder de maneira diferente em cada cliente.

  • Carboxterapia para olheiras - A carboxiterapia é um tipo de tratamento estético que ajuda a remover olheiras, através da injeção de dióxido de carbono sob a pele. É utilizada uma agulha muito fina, que melhora a circulação, aumenta a produção de colágeno e combate a flacidez da pele.

Ativos com potencial de uso para área dos olhos

Em Casa

  • Nodema – ativo indicado para redução de bolsas (diminui a retenção de líquidos) por ser descongestionante.

  • Eye Contour Complex – seus princípios ativos estimulam a drenagem dos líquidos e a microcirculação sanguínea superficial. Combate a flacidez da área periorbital, melhorando a firmeza, maciez e elasticidade da pele.

  • Phytosphingosine – proporciona melhora na aparência da vermelhidão, inflamação e manchas da pele. Com propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e hidratante, tratando a epiderme de forma suave, natural e sem riscos de hipersensibilidade.

  • Sky Influx - é uma combinação de ativos antioxidantes para a proteção, hidratação e regeneração da barreira protetora da pele.

  • Luminecense – ácido L- Ascórbico estabilizado que dispensa conservação em geladeira. Capaz de clarear a pele e combater os danos causados pela radiação UV. Excelente para aplicação na área dos olhos, pois ao contrário dos demais tipos de Vitamina C, é bem tolerado pela pele e possui baixo índice de hipersensibilidade.

  • Nano Tioglicólico – é o ácido tioglicólico nanoencapsulado, e por isso mesmo mais estável, indicado para tratamento de manchas marrons na área dos olhos, por capturar a substância responsável por essa coloração (ferritina). A Ferritina provoca manchas escuras e persistentes e o ácido Tioglicólico é capaz de combatê-las. A versão nanoencapsulada é mais absorvida proporcionando efeito mais profundo e ainda reduz o odor característico desse produto.

  • Emblica – extrato glicólico que também combate o acúmulo de Ferritina na região dos olhos. Clareia e promove uniformização da tom da pele.

Receitas caseiras

Quer uma alternativa aos cremes clareadores? Sem problemas: com um pouco de chá gelado, penino e batata dá pra fazer uma receita aprovada por dermatologistas e obter resultados visíveis contra as olheiras em poucos dias.

  • Compressa: Molhe uma gaze esterilizada ou um pedaço de algodão em chá gelado de camomila e faça uma compressa na região das pálpebras. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue os olhos com água fria. Além de camomila, você pode usar chá verde ou de maçã.

  • Rodelas de batata: Para ativar a circulação sob os olhos, dá também para usar** rodelas geladas de batata ou de pepino** na região durante 15 minutos. Esses legumes hidratam a região e ativam a circulação. E o melhor de tudo: não oferecem riscos e são muito práticos.

Fonte: Gazeta Online




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook