Perca Peso Agora

Relação Inusitada: Bactérias do Intestino podem estar ligadas a Depressão

Um estudo americano publicado no mês passado mostra que a relação entre o intestino e o sistema nervoso possa ser mais importante do que se imagina.

Foi identificado um grupo de bactérias presentes em nossa flora intestinal que se "alimenta" apenas de substâncias químicas importantes para o cérebro.

Estas bactérias consomem um neurotransmissor que reduz a excitabilidade do cérebro e em última análise “acalma” os nossos “nervos”.

Isso significa que essas bactérias podem estar sobrevivendo às custas de nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro e interferindo com doenças como a ansiedade e depressão.

”Embora descobertas como estas não tenham o potencial de encontrar a cura de doenças graves e crônicas como a depressão, elas podem ser importantes no conhecimento de como estas doenças se estabelecem e progridem bem como abrir um campo importante quanto a novos tratamentos, por exemplo, com moduladores da flora intestinal, que é algo que até algum tempo atrás não fazia parte do arsenal terapêutico de pacientes deprimidos”, comenta o psiquiatra Dr. Diego Tavares.

Fonte: O Tempo



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook