Raspar os pelos do corpo com Lâmina faz com que eles cresçam mais grossos?

Há uma crença instaurada de que raspar os pelos do corpo com lâmina faz com que eles cresçam mais grossos. Especialistas já disseram que essa afirmação não procede. Tem muita gente que usa esse método há anos e continua com as pernas lisinhas, lisinhas e nunca mais querem saber de outro método (apenas quando tiver tempo, dinheiro e paciência para a depilação a laser, esta sim a única técnica definitiva).

Em uma entrevista ao jornal Daily Mail, especialistas apontaram apenas benefícios na prática. “A lâmina estimula a produção de colágeno”, afirmaram. “Sempre que ocorre um trauma na pele, o colágeno é produzido para ajudar na renovação celular”, concluiu o dermatologista Michael Prager.

Segundo a dermatologista Roseli Cardinall, a lâmina não engrossa os fios. Fica esta impressão porque, diferentemente da depilação com cera, os pelos são cortados na superfície e crescem mais rápido. Ela esclarece que os métodos de depilação com lâmina e cremes são menos agressivos do que a cera, quente ou fria.

A cera pode provocar flacidez da pele ou até a formação de pequenos vasos. Os cremes depilatórios podem provocar alergias ou até mesmo queimaduras, caso o usuário tenha pele sensível ou deixe o produto por mais tempo do que indica a embalagem.

As lâminas, por sua vez, podem irritar a pele por causa do atrito. Por isso, indica sempre usar um creme para peles sensíveis. Para manter a pele livre de sinais de irritação, é preciso usar hidratante após o banho.

E receber a alforria da cera quente é uma das maiores liberdades que uma mulher pode experimentar. Até porque, segundo a dermatologista Denise Steiner, o método que mais causa encravamento de pelos é a depilação com cera, sabia? Não existe motivo para não aderir à lâmina, sobretudo com essas lâminas de última geração.

Para quem quiser experimentar veja abaixo algumas informações que irão te ajudar quando for usar a lâmina para acabar com os pelos do seu corpo.

Não raspe as pernas logo que entrar no banho

Tome seu banho, lave o cabelo, ensaboe e corpo… Espere o máximo que der antes de lançar mão da depilação. É o tempo necessário para abrir os folículos e, além disso, a pele estará mais hidratada e deslizará melhor a lâmina. Importante: jamais use a lâmina na pele seca. É a morte!

Produtinhos que ajudam

Creme de barbear (existem versões femininas), creme hidratante de banho, óleo, espuma de banho… Até condicionador de cabelo está valendo. O menos indicado é o sabonete em barra, pois não cria lubrificação suficiente para deslizar facilmente a lâmina contra a pele, aumentando as chances de cortes.

Fuja dos aparelhos de uma só lâmina

Quanto mais lâminas melhor, pois elas deslizam mais facilmente por áreas mais difíceis, como joelhos e tornozelos (tornozelos, aliás, são os campeões de receber barbeiragens das depiladoras de primeira viagem). Importante: a lâmina não deixa a pele ressecada. Se ela já estiver muito seca, então pode ficar mais irritada.

O movimento certo

Passe sempre a lâmina nas pernas no sentido do crescimento dos pelos (para baixo). Passar a lâmina contra o pelo não é proibido, resulta em um corte mais rente, mas, se a pele é muito sensível, também colabora para aumentar a possibilidade de irritação e pelos encravados.

Quando perceber que precisa passar a lâmina mais de duas vezes no mesmo lugar, significa que ela perdeu a eficiência e que você só está agredindo a pele ao invés de remover os pelos. É hora de trocar o refil.

Fonte: Mariana Kalil




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook