Perca Peso Agora

Quer um Cérebro Mais Jovem? Suba Escadas e Estude Mais!

Quem prefere subir escadas a pegar o elevador tem mais um motivo para preferir os degraus. Além de queimar calorias e fortalecer os músculos das pernas, subir escadas melhora a saúde do cérebro. E quanto mais degraus, melhor! Um novo estudo da Universidade de Concórdia, em Montreal, sugere que usar as escadas e passar mais tempo na escola deixa o cérebro mais jovem.

Quanto mais lances de escada uma pessoa sobe rotineiramente, e quanto mais anos de escola uma pessoa tiver concluído, melhor será seu desempenho cognitivo.

Idade do cérebro

Os pesquisadores descobriram que a “idade do cérebro” diminui em 0,95 ano para cada ano de educação, e de 0,58 ano para cada subida diária de um lance de escadas – isto é, uma escada ligando dois andares consecutivos em um edifício.

“Já existem muitas campanhas do tipo "Use as escadas" em ambientes de escritório e centros de transporte público. Este estudo mostra que essas campanhas também devem ser expandidas para adultos mais velhos, para que eles possam trabalhar para manter seus cérebros jovens,” disse Jason Steffener, da Universidade Concórdia.

Massa cinzenta

Steffener e seus colegas utilizaram imagens de ressonância magnética (MRI) para examinar de forma não invasiva os cérebros de 331 adultos saudáveis, com idades variando de 19 a 79 anos. Eles mediram o volume de massa cinzenta nos cérebros dos participantes porque seu declínio, causado pelo encolhimento neural e pela perda neuronal, é uma parte muito visível do processo de envelhecimento cronológico.

Os resultados foram claros: quanto mais lances de escadas os voluntários subiam, e quanto mais anos tinham permanecido na escola, mais jovem era seu cérebro.

Fonte: Super Interessante



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook