Perca Peso Agora

Queijo Ralado de Grandes Marcas Pode Não Ser Parmesão, e Sim Madeira!

Você vai pensar duas vezes antes de colocar queijo ralado na sua comida. Em um novo relatório feito pela FDA (Food and Drug Administration) foi descoberto que, o que você pensou ser 100% parmesão, pode ser – entre outras coisas – madeira. Pior que isso, é que algumas marcas podem não ter nem um vestígio de queijo. O caso foi registrado apenas em marcas norte-americanas e as infratoras estão na mira do Órgão para serem processadas.

A FDA já moveu um caso criminal contra a marca Castle Cheese, que já foi uma das principais fornecedoras de queijo ralado nas maiores cadeias de supermercado dos Estados Unidos. Nesse caso, a empresa foi acusada de vender produtos de “parmesão”, que eram de madeira.

O órgão também acredita que outros fornecedores estejam realizando o mesmo procedimento, utilizando celulose – feita a partir da polpa da madeira – ou colocando queijos mais baratos na mistura, já que o parmesão é relativamente caro. A presidente da Castle Cheese, Michelle Myrter, poderá pegar até um ano de prisão e pagar uma multa de 100 mil dólares (quase 400 mil reais) se for condenada.

De acordo com Arthur Schuman, presidente da Neil Schuman’s, a maior distribuidora de queijos italianos nos Estados Unidos, apenas 40% dos queijos ralados podem ser considerados realmente queijos.

“Os consumidores são inocentes e não percebem isso”, disse ele em um relatório publicado pela agência de notícias Bloomberg, que realizou os próprios testes a partir de produtos encontrados nos mercados.

De acordo com a publicação, a celulose pode ser um aditivo seguro, e é listada em produtos considerados 100% queijo. No entanto, o nível aceitável é de 2% a 4%.

Embora a prática já esteja acontecendo há algum tempo, a agência de notícias sugeriu que as investigações do FDA podem ajudar a reduzir a fraude na indústria.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook