Perca Peso Agora

Quantas Vezes Precisamos Lavar os Cabelos por Semana?

Você provavelmente já se perguntou quantas vezes é preciso lavar o cabelo, sendo que às vezes ele fica oleoso, outras não.

Quanto mais tempo longe do chuveiro, nosso couro passa a ganhar um brilho um pouco mais evidente e mais oleoso. Por que isso acontece e quantas vezes devemos lavá-lo?

A raiz do problema

Seu cabelo fica gorduroso pelo mesmo motivo que seu rosto fica oleoso: glândulas da pele produzem uma substância oleosa, um tipo de sebo. O sebo é o que umedece o cabelo para que não fique ressecado.

As glândulas que produzem sebo (chamadas de glândulas sebáceas) estão localizados ao lado das raízes do cabelo, na camada da pele chamada derme. Canais de glândulas sebáceas vão até o folículo piloso, para que sejam conduzidos.

Cada um de nós produz uma quantidade diferente de sebo, por conta da genética. Além disso, hormônios afetam a quantidade de sebo que produzimos em um determinado momento, de acordo com o dermatologista Paradi Mirmirani.

Os hormônios responsáveis pelo aumento da produção de sebo são maiores durante a puberdade, que é o que faz com que muitos de nós tenhamos cabelo gorduroso e excesso de acne durante aquele período.

O quanto devemos lavar o cabelo?

Embora a resposta seja diferente a cada um, ninguém precisa lavar seu cabelo todos os dias, diz Mirmani. Lavar com muita frequência, de fato, pode fazer mais mal do que bem, de acordo com Lynne Goldberg, dermatologista e diretora da clínica de cabelo do Centro Médico de Boston.

"É paradoxal, mas as pessoas que lavam seus cabelos muito para se livrar da oleosidade estão secando seu couro cabeludo e produzindo mais óleo", disse Goldberg.

Além de evitar lavar todos os dias, há outras coisas a serem feitas para tentar determinar a frequência certa de lavar o cabelo. Aqui estão os 3 principais fatores:

1 - Tipo de pele

Se a sua pele e cabelo possuem níveis equilibrados - nem muito oleoso e nem muito seco - você provavelmente só precisa lavá-lo uma ou duas vezes por semana, de acordo com uma coluna de saúde da Universidade de Columbia. Se você tem um couro cabeludo oleoso, você provavelmente terá que lavar o cabelo com mais frequência.

2 - A textura do cabelo

A textura interfere na rapidez da efetividade do sebo no couro cabeludo, com a transferência da raiz para os fios podendo ser mais rápida ou mais lenta. Fios grossos ou crespos retardam a propagação do sebo, por isso, o uso de shampoo pode ser administrado apenas uma vez por semana, dizem os especialistas. Por outro lado, as pessoas com cabelos finos, provavelmente, precisam usar o shampoo duas vezes por semana ou mais.

3 - Estilo

Outra coisa a se considerar é a interferência estética utilizada. Quando há produtos químicos em uso, você deve lavá-lo com menos frequência, diz Mirmirani. Mais isso é algo muito mais individual e depende do tipo de cabelo de cada um.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook