Perca Peso Agora

Pular 2 Minutos por Dia Reforça os Ossos e Reduz os Riscos de Fraturas

Fazer dois minutos de saltinhos ou pulos por dia fortalece os ossos e reduz o risco de fraturas. Em particular, os pequenos saltos podem nos proteger de uma fratura no quadril em caso de queda. Também a densidade óssea melhora com este simples exercício.

Os últimos resultados obtidos pelos pesquisadores têm implicações importantes para a prevenção e o tratamento da osteoporose. O enfraquecimento dos ossos está associado a um aumento do risco de fraturas e, identificar exercícios simples e adequados para todos, pode ser realmente uma panaceia, especialmente para as pessoas mais velhas.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough examinaram um grupo de 34 pacientes com idade entre 65 e 80 anos, que seguiram um programa de um ano de duração com base em exercícios de pular em uma perna. O estudo foi publicado na edição de setembro do Journal of Bone and Mineral Research.

Foi pedido aos pacientes para modificarem os seus hábitos diários relacionados à atividade física, exceto com a adição dos pulos. Os pesquisadores concluíram que o exercício levou a uma melhoria no estado dos ossos dos pacientes.

Em alguns pontos foram destacados aumentos na massa óssea de até 7%. Os benefícios têm-se centrado em áreas em que os ossos foram diluídos e em risco de ruptura.

Sarah Allison, especialista que liderou a pesquisa, disse que as fraturas de fêmur e de quadril são uma grande preocupação para a saúde pública e que o exercício pode melhorar a resistência óssea.

Os pesquisadores quiseram testar uma forma de exercício que fosse rápida e fácil de praticar em casa para todos, de qualquer idade.

Os especialistas recomendam às pessoas idosas de executarem os saltos com muito cuidado e lentamente, para evitarem o risco de cair ou de causar uma fratura em pessoas com os ossos frágeis. O estudo foi realizado em colaboração com o Medical Research Council e a National Osteoporosis Society.

Talvez acompanhar os idosos enquanto saltam, em uma espécie de brincadeira, possa ser uma forma de cuidar.

Fonte: Green Me



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook