Proteste constata que o Queijo Minas Frescal pode Não ser tão Saudável

Não há a menor dúvida de que uma das preferências de quem nasceu ou mora em Minas Gerais seja a combinação de queijo e café. Mais que isso: o queijo minas é um dos mais amados pelos mineiros, seja no café da manhã, da tarde, em qualquer estação do ano, por pessoas que fazem dieta ou não. No entanto, uma pesquisa da Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - divulgada nesta segunda-feira, que avaliou 10 marcas do queijo minas frescal, mostrou que com exceção do Keijobom, os produtos mostraram ter mais gordura total do que a indicada na embalagem – e, em alguns casos, a diferença é enorme.

A PROTESTE fez um teste com o queijo minas frescal, com o objetivo de avaliar a qualidade físico-química, as condições de higiene e a rotulagem de 10 amostras do alimento.

O teste mostrou que algumas marcas de queijo minas frescal, ao contrário do que se acredita, tem excesso de gorduras e sódio e, além disso, também apresenta no rótulo informações que nem sempre condizem com a realidade.

No laboratório, a Associação avaliou o rótulo dos produtos e verificou a veracidade das informações encontradas. Também mediu a quantidade de gordura presente no extrato seco de cada um deles. Observou, ainda, o teor de umidade e se os queijos levavam amido em sua composição. Além disso, os produtos passaram por análise capazes de detectar a presença de micro-organismos causadores de doenças. As amostras foram coletadas em redes de supermercado do estado de São Paulo:

Veja a tabela abaixo:

Em relação à rotulagem, apesar das embalagens dos queijos minas frescal avaliados trazerem as informações exigidas por lei e, ainda, aquelas que consideramos importantes (como a data de fabricação), a veracidade das informações contidas nos rótulos ainda deixam a desejar. Segundo a legislação brasileira, a diferença entre as informações contidas no rótulo e o que contém o produto oferecido ao consumidor, não pode ser maior que 20%.

Ao avaliar o conteúdo de sódio, a PROTESTE verificou que os produtos das marcas Quatá e Keijobom informam na rotulagem ter mais sódio do que realmente têm, com uma variação entre o descrito no rótulo e o medido em laboratório de 29 e 31%, respectivamente.

Já a marca Puríssimo light, que indicava conter 40% menos sódio, na verdade possui 47% a mais de sódio em comparação ao prometido no rótulo.

De acordo com o Artigo 6º inciso III do Código de Defesa do Consumidor, é um direito básico a informação adequada e clara sobre diferentes produtos e serviços, com especificações correta de quantidade e características.

Quanto ao conteúdo de gorduras totais, a situação é ainda mais preocupante. Quase todas as amostras do teste (exceção da marca Keijobom), apresentaram ter mais gordura total do que a indicada na embalagem. No rótulo, uma fatia de 30g do Keijobom (sem sal) tem 3 g de gordura. Porém, de acordo com os resultados do teste, 30g do produto trazem 7,4g de gordura, uma diferença de 145%. As maiores divergências foram observadas nas marcas: Keijobom sem sal (145%), Puríssimo (56%) e Sol Brilhante (53%).

A PROTESTE verificou ainda o teor de matéria gorda no extrato seco e o nível de umidade, dados importantes para o saber se o queijo que o consumidor está levando para casa é realmente do tipo minas. De acordo com a legislação do Ministério da Agricultura, o queijo minas é considerado um queijo semigordo e de muita alta umidade.

Com exceção do Puríssimo (reduzido de sal), todos os produtos apresentaram teores de matéria gorda no extrato seco acima do estipulado para os queijos chamados semigordos.

Por outro lado, os produtos não apresentaram teor de umidade fora do limite da legislação. A Associação também não detectou a presença de amido nas amostras ou de micro-organismos patogênicos (aqueles que fazem mal a saúde do consumidor).

Diante disso a PROTESTE apresentou os resultados ao Ministério da Agricultura e à Anvisa, para que sejam tomadas medidas para que esses tais problemas deixem de existir. Fique atento!

Fonte: Boa Forma




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook