Por que o "Cranberry" ajuda na cura e prevenção da Infecção Urinária? Veja como consumir corretamente!

Com certeza você já ouviu falar que, se você for propenso a sofrer de infecções urinárias, deve ter suco de cranberry na sua despensa. Este é um remédio muito antigo que se baseia nas propriedades que este fruto tem para nos ajudar a lidar com a principal bactéria que provoca a cistite, uma das infecções urinárias mais frequentes nas mulheres adultas.

Além disso, trata-se de um remédio diurético que nos ajudará a limpar a bexiga eliminando todas as toxinas e, assim, prevenir o retorno da infecção.

Vamos ensinar aqui a maneira correta de consumir cranberries para a prevenção e cura da infecção urinária. Conheça todas as propriedades dessa frutinha, e também qual a melhor maneira de incluí-la na sua dieta.

Entre as infecções urinárias existentes, a cistite é a que se destaca acima de todas, pois é a mais comum. Causada, principalmente, pela bactéria Escherichia coli que se adere às paredes da bexiga, faz com que tenhamos os sintomas frequentes: ardor ao urinar, desconforto na zona baixa do abdômen, ardor na zona íntima, etc. Quando esta bactéria penetra no interior do nosso trato urinário é quando podemos apresentar estes sinais e, para expulsar essa bactéria, temos que seguir um tratamento específico receitado por um especialista pois, na maioria dos casos, prescreve-se a ingestão de antibióticos.

Mas existe um tratamento natural que ajuda o nosso corpo a estar prevenido perante possíveis infecções urinárias e que ajuda a combatê-la. É a ingestão de cranberry!

Propriedade antiaderente do cranberry

O principal motivo pelo qual se recomenda consumir cranberry para a infecção urinária é que ele contém uma propriedade antiaderente que faz com que as bactérias que possam provocar a doença não consigam se aderir às paredes da bexiga e, assim, elas são expulsas do nosso organismo por via natural.

Isto acontece porque a fruta contém proantocianidinas, um grupo de compostos polifenólicos que evitam a aderência das bactérias ou agentes infecciosos externos aos nossos órgãos internos, sobretudo a bactéria Escherichia coli, que é a principal responsável pela cistite.

Propriedade diurética do cranberry

Os cranberries também são perfeitos para tratar as infecções de urina por atuarem como um potente diurético natural, ou seja, contribuem para a limpeza interna dos órgãos através da urina graças ao seu conteúdo em água e às suas propriedades antibacterianas. Isto faz com que ele seja um ingrediente ideal para ajudar na desintoxicação do corpo e na eliminação de todas as possíveis bactérias que estejam na nossa bexiga e intestinos.

Ao reduzir as bactérias que temos na bexiga, os cranberries ajudam-nos a prevenir a proliferação de uma nova infecção urinária e, portanto, recomenda-se que as pessoas que são propensas a essa infecção os tomem de forma diária e, assim, estarão prevenidas.

Além disso, este fruto vermelho também modifica a urina tornando-a mais ácida e, portanto, os germes não podem se desenvolver com a mesma facilidade em um meio tão ácido como o que provocam os cranberries.

Desse modo, para aliviar o desconforto causado pela infecção urinária, bem como a sua reincidência, recomenda-se que adicione suco de cranberry na sua dieta.

Como tomar o suco de cranberry

Recomenda-se tomar 1 copo de suco puro 3 vezes ao dia. É importante que seja puro, ou seja, deve ser natural e não um preparado repleto de conservantes e estabilizantes pois, se optar por esta segunda opção, não vai sentir nenhuma melhora no seu estado de saúde.

É altamente recomendável que, para aumentar o seu efeito diurético, você tome 2 litros de água por dia, que ajudará na limpeza do seu corpo e na eliminação das bactérias presentes na bexiga.

Durante os dias em que estiver com infecção urinária recomenda-se que NÃO tome álcool nem cafeína pois são duas bebidas que causam desidratação e podem chegar a irritar o trato urinário.

Receita do suco de cranberry para fazer em casa

Ingredientes

  • 2 xícaras de cranberry
  • 1 xícara de água fria
  • Suco de meio limão
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

  • Lave muito bem as frutinhas para se certificar de que estão livres de qualquer resíduo;
  • Adicione ao liquidificador 1 xícara de água fria, o suco de meio limão, que é para evitar que o suco se oxide, e as 2 xícaras de cranberries;
  • Ligue o liquidificador em potência média e misture até que os mirtilos fiquem completamente triturados;
  • Prove o suco e, caso seja necessário, adicione açúcar a gosto. Mexa novamente. Se o suco ficou muito espesso para o seu gosto, adicione um pouco mais de água e misture;
  • Depois deverá coar o suco em um coador fino, deste modo qualquer resíduo da fruta poderá ser eliminado e seu suco ficará bem mais líquido e delicioso.

Pronto! Em poucos minutos poderá usufruir de um delicioso, refrescante e saudável suco de cranberry completamente natural.

Ao contrário dos antibióticos, este remédio não apresenta efeitos colaterais e pode ser tomado por tempo ilimitado, pois ajudará você a estar prevenido perante a cistite. Mas lembre-se que é sempre importante consultar um especialista antes de introduzir alguma mudança na sua dieta.

Se você conhece alguém que está sempre com infecção urinária, compartilhe com ele essas informações!

Fonte: umComo




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook