Perca Peso Agora

Por que devemos aplicar óleo no cabelo 1 vez por semana?

Muitas mulheres vão fazer cara feia quando se imaginarem com o cabelo todo empapado de óleo, da raiz às pontas, dirigindo-se à cama para dormir, enquanto o óleo passaria a noite inteira tratando e recuperando a saúde dos fios. Sim, esta é a recomendação de cabeleireiros do Oriente, sobretudo os hindus, responsáveis pelas melenas fortes e saudáveis das indianas. Trata-se de um costume muito comum por lá, mas que provoca certo desconforto ainda por aqui, no Ocidente, por uma questão de cultura. As indianas dormem pelo menos uma vez por semana com o cabelo encharcado de óleo.

Na Índia, há milhares de anos, as mulheres têm o costume de encharcar o fios em óleo, da raiz às pontas, para protegê-lo do sol e da contaminação. Por isso, possuem um cabelo forte, hidratado, brilhante e bem nutrido. Além disso, o óleo também ajuda a evitar a queda dos fios – esclarece Dimple Amarnani, proprietário do Sitara, salão de beleza especializado nas tradições hindus.

As mulheres na Índia massageiam os cabelos com óleos para garantir um bom crescimento e fortalecimento dos fios além de manter o couro cabeludo saudável longe de agressões externas como sol, shampoo (sim ele também agride os cabelos) e poluição.

Recomenda-se aplicar o óleo com o cabelo seco, à noite, para agir durante o sono, e lavar a cabeça ao acordar pela manhã.

O indicado é ensopar mesmo o cabelo, da raiz às pontas, sem medo, e prendê-lo em um coque ou rabo de cavalo (sim, vai melecar o travesseiro, mas nada que uma toalha por cima da fronha não resolva). O óleo ainda ajuda a eliminar sulfatos e parabenos, presentes em muitos produto que utilizamos no cabelo.

Para retirar todo o óleo, Dimple Amarnani aconselha fazer 2 aplicações de shampoo; na segunda, deixar o produto atuar por alguns minutos antes de enxaguar. A água fria no final do banho contribui para dar um brilho extra, sugere ele.

Se a ideia de passar a noite inteira com o cabelo no óleo não convecer, Amarmani diz que 2 horas, no mínimo, já são suficientes. Ele indica os óleos mais apropriados e fáceis de encontrar em farmácias, supermercados e em lojas de produtos naturais. Veja!

Óleo de Coco

“É o mais indicado para todo tipo de cabelo, pois penetra bem e nutre em profundidade”, esclarece.

Óleo de Sésamo (ou Gergelim)

Bastante usado em tratamentos de Ayurveda, costuma ser aplicado quente e possui alta concentração de vitamina E. Por essa razão, é perfeito para cabelos mais secos.

Óleo de Oliva extra-virgem

Também possui alta concentração de vitamina E e fortalece o cabelo ao mesmo tempo que rejuvenesce os fios. Contém vitamina C, que estimula a formação de colágeno, e vitamina A, que potencializa a regeneração celular.

Óleo de Amla

Extraído de um fruto tradicional da Índia, é utilizado na medicina Ayurveda. Benefícios para o cabelo: hidrata, tem poder anti-inflamatório no couro cabeludo e retarda o surgimento de cabelo branco.

Vai experimentar?

Fonte: Mariana Kalil



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook