Por que as pessoas têm um Furinho dentro do Olho? (não é a saída da lágrima!)

Vá para frente do espelho, puxe suavemente para baixo a pálpebra inferior de um dos olhos e observe o cantinho interno, mais próximo ao nariz. Viu o furinho que tem dentro do olho? Ele é chamado de ponto lacrimal.

Para que serve o furinho dentro do olho?

olho-furinho-canal-lacrimal-07.17-1400x800

Ao contrário do que muita gente imagina, o furinho no canto interno das pálpebras inferiores não serve para expelir as lágrimas. Essa é uma função da glândula lacrimal.

As lágrimas, também conhecidas como “fluido lacrimal” são compostas por água, sais minerais e gordura, tendo a função de proteger e lubrificar os olhos. Elas são liberadas pela chamada “glândula lacrimal”, que está localizada na parte superior do olho, coberta por pálpebra. Mesmo quando não choramos, nossos olhos são lubrificados ao piscar e assim uma fina película de proteção é formada.

500px-SLoriginal2

Você ainda deve estar se perguntando: mas e o “furinho” que temos no olho?

Bem, após realizar a função de lubrificar os olhos, essas mesmas lágrimas devem sair por algum lugar, certo? Elas podem tanto secar como escorrer pelo seu rosto, porém parte significativa delas vai para os chamados “pontos lacrimais”. Você tem um em cada pálpebra e a função dele é drenar as lágrimas até a cavidade nasal.

20140706091645376889u

Ao chorar, pela quantidade de lágrimas, o ponto lacrimal não é capaz de drená-las por completo e por essa razão elas escorrem em nosso rosto.

olho-furinho-07.17-1400x800-2

Ou seja, não é por esse pontinho que as lágrimas são produzidas, mas sim por onde elas são drenadas.

Fonte: Mistérios do Mundo




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook