Pílula Anticoncepcional mais Moderna Quadriplica Risco de Trombose, diz estudo

Pílulas anticoncepcionais previnem gravidez indesejada e ajudam no tratamento de doenças como a síndrome do ovário policístico. Mas um risco associado ao seu uso preocupa a cada dia mais mulheres. A relação entre tipo de pílula anticoncepcional e risco de trombose foi recentemente avaliada por pesquisadores britânicos. Veja a seguir o que eles descobriram!

Anticoncepcionais e trombose

Um estudo publicado pelo British Medical Journal analisou a ação de diferentes tipos de progesterona – um dos hormônios presentes nas pílulas – na ocorrência de trombose. Os pesquisadores analisaram dois bancos de dados médicos de mulheres com idade entre 15 e 49 anos com trombose prévia entre 2001 e 2013. Ao todo foram analisados 10562 casos de trombose.

Depois de ajustar outros fatores de risco, como tabagismo, consumo de álcool e índice de massa corporal, os pesquisadores notaram que os anticoncepcionais mais novos apresentam riscos maiores de trombose e suas consequências, como o AVC (Acidente Vascular Encefálico).

O risco associado às drogas desogestrel, gestodeno, drospirenona, ciproteron era 2 vezes maior que o risco relacionado aos anticoncepcionais chamados de segunda geração, como levonorgestrel, noretisterona e norgestimato e 4 vezes maior em comparação com as mulheres que não tomam pílula.

Apesar dos achados, os pesquisadores afirmam que o risco absoluto ainda é baixo e que os contraceptivos orais são extremamente seguros.

Composição da pílula anticoncepcional

Saiba quais os remédios anticoncepcionais que fazem parte do grupo "mais moderno", que oferece maior risco de trombose, e quais são os da "segunda geração", menos arriscados.

Pílulas modernas

Desogestrel: As pílulas Femina, Cerazzete, Mercilon, Gracial, Minian e Primera contêm essa progesterona.

Gestodeno: Micropil, Ginesse, Femiane, Diminut, Harmonet e Tamisa têm gestodeno.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo possuem a substância.

Ciproterona: Está na Selene, Diane 35, Diclin e Artemidis.

Pílulas de segunda geração

Levonorgestrel: Microvlar, Level e Ciclo 21 levam levonorgestrel na composição.

Noretisterona: As pílulas Norestin e Micronor têm essa progesterona

Norgestimato: Triafemi, Cilest, Tricilest e Effiprev.

Converse com seu medico e compartilhe com suas amigas!

Fonte: Vix




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook