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Pessoas que Correm podem se Recuperar de Experiências Negativas Mais Rapidamente, diz pesquisa

“Correr é um caminho para a autoconsciência e confiança – você pode empurrar-se a extremos e aprender a dura realidade de suas limitações físicas e mentais ou caminhar em silêncio por um caminho solitário assistindo a terra sob seus pés.” – Doris Brown Heritage.

Se você está acostumado a praticar a corrida, é bem provável que já tenha sentido algo parecido com o que foi descrito por Doris.

Muita gente relata que, ao correr, uma intensa sensação de relaxamento e liberdade invade o corpo. Bem, acontece que esses sentimentos têm uma base científica. Uma pesquisada realizada por neurocientistas mostra as influências do exercício aeróbico no bem-estar emocional. Foram descobertos fatos surpreendentes.

Um deles tem a ver com a nossa quantidade de neurônios. Acreditava-se que nós nascíamos com uma certa quantidade dessas células. Esse número ia aumentando até chegar a fase adulta – etapa em que os neurônios deixariam de ser criados.

No entanto, através de pesquisa feita com animais, foi descoberto que novos neurônios podem ser produzidos ao longo da vida.

Karen Postal, presidente da Academia Americana de Neuropsicologia Clínica, disse que o exercício aeróbico intenso é a única atividade que pode estimular o nascimento de novos neurônios.

“Se você está se exercitando, por cerca de 30 a 40 minutos, novas células cerebrais estão nascendo”, afirmou Postal.

Isso quer dizer que, além de todos os benefícios que nós já conhecemos, praticar a corrida pode nos tornar fisicamente e emocionalmente saudáveis por muitos anos.

Pessoas que correm podem se recuperar de emoções negativas mais rapidamente

Além do proporcionar o nascimento de novos neurônios, estudos mostraram que a corrida ajuda a reduzir as emoções negativas.

O estudo foi realizado pelos neurocientistas Emily Bernstein e Richard McNally. Emilly, que pratica o esporte, queria verificar se havia explicação científica para ela se sentir melhor quando estava ativa.

A pesquisa foi feita com participantes que se propuseram a encarar um desafio: o de correr durante 30 minutos e depois assistir à cena final do filme “O Campeão”, lançado em 1979. Feito isso, eles precisavam descrever o que sentiram.

Enquanto um grupo corria, outro apenas se esticava e esperava a hora do filme. Verificou-se que aqueles que tinham corrido por 30 minutos se recuperaram mais rapidamente de sua experiência emocional – visto que o longa acaba de forma triste.

Além disso, um outro estudo verificou que a corrida pode melhorar até a memoria. Para chegar a essa conclusão, 15 mulheres jovens participaram de um experimento.

Elas foram examinadas, após um exercício aeróbico intenso, enquanto realizavam uma tarefa no trabalho que envolvia a memória. Foi verificado que a parte do cérebro responsável pela memória deu sinais de melhora em relação ao dia em que elas não praticaram atividade física.

Por isso, pare de procrastinar e comece a praticar um exercício aeróbico – de preferência a corrida – agora mesmo. Além de melhorar o corpo, você estará trabalhando a favor de toda a sua saúde emocional.

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Fonte: Awebic



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